Tapera das Artes promove arraial solidário em Aquiraz

23/06/2022

Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), a partir das 17 horas, a Tapera das Artes, em Aquiraz, irá realizar um Arraial Solidário com comidas típicas, quadrilha, música ao vivo e muito mais! Entre as atrações confirmadas estão o grupo Catabum e o trio pé de serra Tapera das Artes. Toda a verba arrecadada será utilizada na manutenção das atividades pedagógicas da Tapera das Artes e do Instituto Sons da Vila. O evento será na Praça do Centro Cultural Tapera das Artes (Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N, Centro de Aquiraz). Entrada gratuita.

A Tapera
A Associação Tapera das Artes surgiu em 06 de junho de 1983, com a finalidade de prestar serviços dedicados a terceira idade. Em 1996 direcionou suas atividades para projetos culturais voltados ao desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens oriundos de famílias de baixa renda, através de programas específicos de Educação para a Arte. Em 1998, centrou suas ações no ensino de pífano para um grupo inicial de crianças e adolescentes, em sua maioria filhos de comerciantes, caseiros, pescadores e rendeiras domiciliados nas adjacências do distrito de Tapera.

O sucesso que o programa gerou na comunidade possibilitou em pouco tempo a sua expansão, propiciando nos anos seguintes a inclusão de novas ações educativas, com atividades voltadas para o desenvolvimento de diversas atividades artísticas, culminando a formação de vários grupos musicais como: Banda de pífanos "Girassol", Grupo de Pagode "Sementes da Terra", Grupo de chorinho "Feijão de Corda" e Grupo de Forró "Natureza do Forró" , o Espetáculo "Sons e Sonhos", e a Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz.

Em 2002, a Tapera das Artes realizou o mapeamento Cultural da cidade de Aquiraz, com o levantamento de todas as Manifestações Artísticas, Religiosas e Etnográficas. culminando nos anos subsequentes na produção de livro didático, um documentário sobre a história de Aquiraz, a gravação do CD de Tradições Orais e o CD da Dança do Côco, Imagens do Imaginário, Histórias da Primeira Capital, as animações das lendas realizadas pelo NACTA (núcleo de Animação e Cinema e Tecnologia da Tapera das Artes) e o Memorial do povo de Aquiraz.

Desde 2009 no Teatro da ONG, construído com apoio de BNDES, diversas programações artísticas são realizadas, como o Festival Internacional 7Sóis e 7Luas, rede de intercâmbio cultural, presente em 32 cidades do mundo luso mediterrâneo.

Em 2012 a Tapera das Artes iniciou a parceria com a Fundação Bachiana de São Paulo e com o apoio do Maestro João Carlos Martins protagonizou a viabilização de uma Orquestra Bachiana Jovem em Aquiraz, e no ano de 2013 a ONG iniciou, com o apoio da Petrobrás novo programa voltado de musicalização e capacitação em artes visuais, atendendo a um público de 458 crianças, adolescentes e jovens do município de Aquiraz e adjacências. E a sua história continua, fazendo valer a vida de muitos, agora, tendo como fonte a experiência dos seus 30 anos de existência, organiza-se para o cumprimento de mais uma meta, com realização do referencial pedagógico da Instituição, a ser construído com a orientação do maestro Ênio Antunes, autor também da metodologia "A La Corda "adotada no projeto de musicalização da Fundação Bachiana, que poderá ser replicado por outras instituições de ensino de música pelo nosso pais. É a Tapera das artes, eternizando-se na memória de todos aqueles seres, privilegiados com a oportunidade de toques sublimes com a arte, amante da vida. Simbora ?