Shih tzu, Yorkshire Terrier e Buldogue Inglês: três raças para cuidar em pequenos espaços
Criar um animal de estimação nos, cada vez menores, espaços dos apartamentos modernos é um desafio. Apesar disso, muitas famílias não abrem mão de ter um pet em casa. O número de animais presentes nos lares dos brasileiros cresce de maneira expressiva. Mas, claro, não dá para pegar qualquer raça diante de domicílios com pouca área. Entretanto, existem algumas, de pequeno e até médio portes, que se adaptam melhor a essas moradias.
Que tal, por exemplo, optar por um Shih tzu? Eles são pequeninos, soltam poucos pelos, mesmo sendo donos de uma pelagem avantajada, convivem bem com outros bichos, costumam brincar com crianças, adoram tirar uma soneca junto ao dono. É importante cuidar da pelagem, pois no clima quente, como o do Ceará, os problemas de pele aparecem; e prestar atenção no excesso de petiscos oferecidos para evitar obesidade, uma vez que esses cães são propensos a engordar facilmente. Não há necessidade de caminhar na rua todo dia.
Outra boa opção é o Yorkshire Terrier apesar de eles latirem com frequência. Esses animais possuem um temperamento forte e seguem a personalidade dos donos. Gostam de brinquedos para morder e são bem inteligentes. Não precisam de caminhadas diárias, já a escovação dos pelos requer atenção todos os dias devido à facilidade de criação de nós. Os veterinários aconselham a evitar o tamanho micro da raça, pois a possibilidade de desenvolvimento dos problemas de saúde típicos desse grupo é maior.
Com porte médio, o Buldogue Inglês também se adapta perfeitamente aos apartamentos. Dóceis, eles costumam ser super apegados aos donos e fazem a maior bagunça na hora da diversão. Latem pouco. Os passeios ao ar livre precisam ser feitos diariamente, nos horários de temperatura mais amena. Agora que você conhece mais sobre raças boas para apartamento, que tal criar um cão? Simbora lá?
Colaboração: Hernani Bezerra