Seminário realizado em Fortaleza firma parceria entre universidades brasileira e portuguesa

06/05/2022

Com o objetivo foi discutir a administração pública no âmbito internacional, em especial no contexto Brasil-Portugal, a partir das ações e experiências que podem ser compartilhadas entre esses dois países, Fortaleza sediou o seminário "Gestão Pública: perspectivas e inovação". O evento aconteceu no Teatro Nadir Papi Saboya, Centro Universitário Farias Brito, em Fortaleza, no Ceará, e teve como um dos pontos altos a parceria firmada entre o Centro Universitário Farias Brito e Universidade de Lisboa.

O seminário contou com a participação do reitor do Centro Universitário Farias Brito, professor Tales de Sá Cavalcante, e do presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP), professor Ricardo Ramos Pinto. Coube ao professor Joaquim Caeiro (ISCSP-Ulisboa) ministrar a palestra sobre "Políticas públicas e governança: conceitos e análise".

Durante o seminário, foi realizado um painel mediado por João Gabriel, mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), conselheiro diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE) e professor do curso de Direito do Centro Universitário Farias Brito. No tema "Inovação na Gestão Pública", foi relatada a prática de inovação na Receita Federal do Brasil.

Coube ao subsecretário de Fiscalização da Receita Federal, João Batista Barros da Silva Filho, abordar o tema "Gestão Pública: Teoria a partir da prática da Receita Federal do Brasil". Já José Helano Matos Nogueira, superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará, falou sobre "Novas Tecnologias e Inovação na Gestão da Segurança Pública". Simbora ?