Semana Mundial da Reciclagem: Shoppings RioMar em Fortaleza recebem certificado que atesta consumo de energia limpa

17/05/2023
O Dia Mundial da Reciclagem é celebrado nesta quarta-feira, 17 de maio, e para marcar a data durante toda essa semana os empreendimentos do Grupo JCPM realizam ações. O RioMar Fortaleza realiza até o dia 21, em frente ao Espaço Gourmet, uma exposição de conscientização com os clientes que mostra os produtos que podem ser gerados por meio de resíduos recicláveis, incentivando-os a repensarem a forma que enxergam os resíduos gerados diariamente. Já até o dia 19, o RioMar Kennedy e a Cagece estão com uma loja com exposição e venda de produtos confeccionados de materiais reciclados por pequenos empreendedores capacitados pelo Programa Reciclocidades, realizado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A ação pode ser conferida das 10 às 17 horas, no Piso L1, em frente à loja Maresia. 

 “Os shoppings do Grupo JCPM em Fortaleza, assim como nas demais cidades onde estão presentes, foram concebidos a partir de práticas sustentáveis. Todas essas iniciativas idealizadas e apoiadas pelo RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy são pensadas com o objetivo de reduzir ao máximo os impactos ao meio ambiente. Nosso objetivo é também conscientizar o nosso público sobre a importância de colocar em prática ações de sustentabilidade em prol do meio ambiente”, destaca Karine Costa, coordenadora de sustentabilidade.

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL

Comprometidos em reduzir o impacto sobre o meio ambiente, sete shoppings do Grupo JCPM, incluindo o RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy, passam a contar com a certificação internacional I-REC, que atesta que o consumo de energia dos empreendimentos é 100% de fontes renováveis. Usado no Brasil desde 2017, o selo contribui com as estratégias de redução de impactos climáticos usadas pelas empresas do Grupo.

Os empreendimentos também adotam medidas para demandar menos energia durante a operação, chegando a ser 30% menor em comparação às estruturas convencionais, como parte do compromisso com as práticas socioambientais. Ainda dentro dessa perspectiva, os dois shoppings apostam ainda em arquitetura com iluminação natural e sistema de ar-condicionado inteligente, com autorregulação a partir da demanda real. O uso de descarga a vácuo tem, além do ganho ambiental direto, demanda 80% menos de água em relação ao sistema comum.

 

O Grupo JCPM tem uma atuação sustentável no seu dia a dia. Tanto o RioMar Fortaleza quanto o RioMar Kennedy já foram pensados e construídos como equipamentos sustentáveis, recebendo, por exemplo, a Certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental) da Fundação Vanzolini de São Paulo, nas fases de concepção, projeto e realização da obra. Por meio de sistemas inteligentes de refrigeração e de aproveitamento da água de condensação dos aparelhos de ar-condicionado, por exemplo, promovem mais economia de recursos naturais.

Há quase uma década, os shoppings contam também com Centrais de Resíduos, onde acontecem a separação e a destinação de todo o material com potencial de reciclagem, gerados pelos shoppings. Inclusive, em 2022, os dois shoppings RioMar em Fortaleza reciclaram cerca de 900 de resíduos, entre papel, papelão, plástico, vidro, metal e alumínio, que resultaram, mensalmente, em renda para 21 famílias de recicladores que moram nas comunidades do entorno dos shoppings.  

 

O RioMar Fortaleza implementou também, em julho de 2021, mais um projeto de sustentabilidade: a compostagem. Na iniciativa, os resíduos orgânicos que são gerados pelos restaurantes e operações de alimentação do shopping, em vez de irem para o aterro sanitário, agora, seguem para uma usina de compostagem que os transformam em adubo rico em nutrientes, que são utilizados na jardinagem e paisagismo do shopping. Simbora ?