Regras de etiqueta podem ser úteis até em ocasiões informais

14/05/2019

Quem nunca ficou na dúvida na hora de montar uma mesa para receber amigos ou familiares em casa? Como se observa, as regras de etiqueta podem ser úteis até em ocasiões informais. E qual a forma correta para a disposição dos pratos, talheres, taças e guardanapos em uma mesa? Para tirar essas dúvidas, o blog ouviu a cerimonialista e jornalista Helena Demes.

No caso dos talheres, a ordem é sempre de fora para dentro. Os garfos, além do guardanapo de tecido, ficam à esquerda. Já as facas do lado direito, bem como a colher de sopa. A ordem será sempre entrada, peixe e o de mesa. Acima do prato ficarão dispostos os talheres de sobremesa (faca, garfo e colher). Uma informação interessante é que dentro do guardanapo de tecido deve ser colocado um guardanapo de papel, a fim de facilitar descartar um chiclete ou tirar o batom para não deixar marcas.

Outro detalhe fundamental é saber a ordem em que os pratos serão servidos, para que haja a harmonização entre bebida e comida. De uma forma geral, da direta para a esquerda, ficam as taças de água, espumante, vinho tinto e vinho branco. Na hora de cortar os alimentos, a etiqueta recomenda que o garfo seja segurado com a mão esquerda (sistema europeu) e, logo após, volte para a mão direita (sistema americano).

As folhas jamais devem ser cortadas com a faca (é uma tremenda gafe!). Neste caso, se tiver salada com folhas e estas forem maiores que o tamanho de uma mordida, a dica é fazer uma "trouxinha" da folha com a ajuda da faca ou mesmo sem ela. Comer com as mãos é permitido para asinhas de franco e o famoso caranguejo, mas o anfitrião deve ter o cuidado de colocar água de lavanda à mesa para que os convidados possam lavar os dedos depois. Peixes e frutos do mar exigem talheres apropriados.

E as massas? Bem, a etiqueta recomenda que não devem ser cortadas e tão pouco usar uma colher para ajudar a enrolar o macarrão. O correto é levar a massa para o cantinho do prato para serem enroladas com o próprio garfo. Sobre os pães, devem ser cortados com as mãos em tamanhos pequenos e levados à boca. Encerrada a refeição e se estiver satisfeito, os talheres devem ficar dispostos em paralelo no prato, de baixo para cima, com o garfo do lado esquerdo e a faca à direita. Se for dar uma pausa na refeição, o garfo deve ficar virado para cima à esquerda e a faca à direita com a serra para dentro, sem que se toquem.

Dito tudo isto, deixe sempre prevalecer o bom senso e a educação, com exceção para cerimônia religiosa e cerimonial público, que possuem protocolos próprios e necessitam ser seguidos à risca. Então, num jantar informal tanto os pratos podem ser colocados todos na mesa como podem ser servidos à americana - esta segunda opção é quando o número de convidados é maior que a quantidade de cadeiras e um buffet é montado para que cada convidado se sirva. Agora, que tal preparar um jantar para receber os amigos ou familiares. Simbora ?

Colaboração: Helena Demes