Quase meio milhão de brasileiros pediu afastamento do trabalho em 2024, o assunto será tema do I Encontro de Gerenciamento de Riscos Psicossociais, no próximo dia 17 de julho, em Fortaleza

17/07/2025

Nesta quinta-feira (17), Fortaleza será sede do I Encontro de Gerenciamento de Riscos Psicossociais. Organizado pela Mentsaúde e apenas para convidados, o evento acontecerá no Auditório Torre Iguatemi, a partir das 13h30. Entre os temas a serem abordados, estão: As boas práticas do cuidado com as lideranças na prevenção dos riscos psicossociais nas empresas; a prevenção dos riscos psicossociais nas relações de trabalhos e demais pautas associadas à saúde mental dentro das organizações.

Profissionais da saúde terão uma excelente oportunidade de debaterem os problemas que as organizações têm enfrentado nos últimos tempos, quando o assunto é saúde mental de seus colaboradores. Com uma vasta programação, o I Encontro de Gerenciamento de Riscos Psicossociais será uma oportunidade para ampliar os conhecimentos sobre a importância de ter uma boa cultura organizacional.

Dados do Ministério da Previdência Social revelam que em 2024, o Brasil registrou mais de 470 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais. Trata-se do maior número desde 2014. A crise fez com que o Governo Federal buscasse medidas mais eficazes, por meio das novas diretrizes da NR-1, a norma que regulamenta a necessidade do cuidado nas relações laborais. As empresas serão fiscalizadas. É importante que sejam levantados os riscos psicossociais e uma contínua relação de cuidados com o gerenciamento a ser prescrito num plano de ação com a proposta clara de ser um programa e não só ações pontuais.

De acordo com a CEO da Mentsaúde, Mirna Moura Holanda Tinoco, os riscos psicossociais no ambiente de trabalho, incluem fatores como assédio moral e sexual, e vem se tornando causas significativas de adoecimento entre os trabalhadores, gerando grandes prejuízos sociais e econômicos, especialmente no contexto pós-pandemia. "Os riscos psicossociais têm causado enormes impactos na saúde mental. Essa atualização da NR-1 é um passo importante para lidar com essa realidade", ressalta a especialista.

Mirna Moura Holanda Tinoco explica que a nova redação da norma obrigará as empresas a implementarem medidas para gerenciar esses riscos, garantindo que os colaboradores tenham um ambiente saudável com um olhar especial para a saúde mental.

"As empresas deverão realizar avaliações contínuas dos riscos e estabelecer estratégias para prevenir situações de assédio e violência no trabalho e outros riscos. A partir de agora, as empresas terão que fazer a gestão desses riscos para minimizar os adoecimentos psicológicos e ofertar segurança psicológica no ambiente organizacional. O excesso de sobrecarga de trabalho exige um cuidado especial, pois o direito ao descanso e a desconexão precisamser garantidos para o bem-estar psíquico de todos", explica a diretora da Mentsaúde , Mirna Moura Holanda Tinoco.

A NR-01, de acordo com a CEO da Mentsaude, exige que as empresas elaborem e mantenham documentos de gestão de riscos e programas de gerenciamento de riscos à disposição para fiscalização. Esses documentos devem ser elaborados e estar disponíveis para a fiscalização quando solicitados, seja pela Inspeção do Trabalho, seja pela representação dos trabalhadores ou outros atores que atuam na fiscalização de segurança do trabalho. O documento a ser inserido o relatório e o plano de ação dos riscos psicossociais precisam estar na parte da ergonomia no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) que toda empresa precisa ter, a partir das diretrizes legais. Simbora ?

Serviço:
I Encontro de Gerenciamento de Riscos Psicossociais
Local:
Auditório Torre Iguatemi
Endereço: Avenida Washington Soares, 55, Edson Queiroz, Fortaleza/CE
Data: 17/7 (quinta-feira)
Horário: a partir das 13h30
Evento somente para convidados