Qair Brasil faz o Ceará ser protagonista na América Latina com dois geradores de Hidrogênio Verde

25/09/2023

Em uma ação inédita durante o movimento "Winds for Future" na praia do Cumbuco, em Caucaia (CE), a empresa Qair Brasil apresentou no último sábado o primeiro gerador estacionário silenciado de Hidrogênio Verde na América Latina. Esse protagonismo dos sócios Jorge Barrell (presidente do Grupo Qair, multinacional francesa referência em energias renováveis), Armando Abreu (presidente da Qair Brasil) e Gustavo Silva (diretor de Operações da Qair Brasil) reflete o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a transição energética necessária no mundo. O equipamento, que representa a terceira geração do projeto, será ligado pela primeira vez, simultaneamente com a outra unidade, direto do Palácio da Abolição no próximo mês de outubro.

Ainda neste ano, em novembro, a capital cearense também será a única na América Latina a receber o barco autônomo em energia e zero emissões. O barco Energy Observer foi o primeiro construído no mundo pela França há sete anos, com o propósito de desenvolver tecnologias de sustentabilidade e promover o uso de hidrogênio verde. Por aqui, a programação inclui dois percursos no mar com autoridades, empresários e convidados (capacidade de 20 pessoas por viagem) e outra para visitação das instalações pelo público em geral. O barco já atingiu 50 mil milhas náuticas, sendo que cada milha equivale a 1.852 metros.

De acordo com o gerente regional da EODev, Fernando Szabados, responsável pela explicação sobre o gerador estacionário de Hidrogênio Verde, na conversão em eletricidade utiliza-se a tecnologia de célula combustível, já aplicada nos casos de mobilidade (carros, caminhões e ônibus). "Só precisamos de uma fonte de hidrogênio, normalmente em fase gasosa, para conectar no gerador. Após apertar o botão, a eletricidade é gerada", pontua. Fundada em 2019, na França, a EODev levantou 50 milhões de euros e já está aportando novamente valor semelhante nos próximos meses. Com produção em série, esse equipamento inovador pode chegar a 600 unidades por ano.

Desde o início da comercialização, já foram entregues 120 equipamentos iguais ao que o Ceará recebeu, tendo entre os clientes a Netflix, Hynova, Green Corp, Blue Diamond, United Rentals, Sail GP e Loxam. Por possuir na parte interna um cartão de memória 4G, os dados coletados podem ser acessados pelo cliente direto de um computador. A tecnologia da célula combustível é da Toyota, uma empresa confiável e que já faz uso próprio há décadas. No caso da Energy Observer, mesmo nome do barco, é uma ONG francesa que tem como missão sensibilizar as pessoas sobre a transição energética e mostrar que é possível ter uma navegação totalmente zero emissões.

Com uma agenda de trabalho intensa voltada para o desenvolvimento de um mercado de consumo de hidrogênio verde, a Qair Brasil cumpre assim a primeira etapa com a chegada do equipamento da EODev no Ceará, cuja vantagem é a emissão zero, uma vez que transformado em combustível terá como produto final energia elétrica, água e calor. O gerador tem um custo de 220 mil euros, exceto o transporte para o destino da compra, sendo sua manutenção simples com troca de filtros e calibragem dos sensores, já que nenhuma peça se movimenta no interior do equipamento. Somente o ventilador que gira.

Presente em 21 países, a Qair é uma produtora independente de energia elétrica de origem francesa e está no Brasil desde 2018. Entre os vários projetos e ações socioambientais está o H2V Genèse, que foi o responsável pelas duas unidades do gerador de Hidrogênio Verde no Ceará. O seu principal objetivo é fomentar o mercado de consumo de hidrogênio verde, viabilizando, ao final do projeto, a implantação de uma planta no Complexo Industrial e Portuário do Pecém em outubro de 2024 para a produção de mil quilos por dia de hidrogênio verde para a aplicação nos equipamentos estacionários da Qair Brasil. Esta seria a etapa de longo prazo da empresa.

"Ao longo deste ano e do próximo, estaremos presente em diversos eventos no estado, cuja temática esteja ligada à sustentabilidade, fornecendo energia limpa. Quando a gente fala em sustentabilidade, em transição energética, é muito além do negócio de energia. Estamos falando em soluções que vão garantir a nossa sobrevivência no futuro e que vai permitir que a gente avance com qualidade de vida", ressaltou o diretor de Operações da Qair, Gustavo Silva. A médio prazo, a empresa prevê a acreditação dentro do Brasil por meio da viabilidade técnica e econômica do gerador e de um equipamento de mistura de gás natural com hidrogênio verde, diminuindo assim a emissão do carbono com o uso do combustível com gás natural.

Avanços
O lançamento oficial do gerador de Hidrogênio Verde da EODev se deu com a iluminação da Torre Eiffel e a partir da segunda geração do equipamento foi dado início à comercialização. As duas unidades que chegaram no Ceará fazem parte da terceira geração e a quarta tem lançamento previsto para o ano que vem.

Aplicabilidade
Suas aplicações têm sido na indústria, no esporte (a corrida de Fórmula 1 na Austrália neste ano contou com esse equipamento), no setor marítimo, em obras públicas, manutenção de redes e backups, recarga de carros elétricos, cinematografia, telecomunicações, aeroportos e pontos estacionários. Simbora ?

** A jornalista Luciana Franco foi convidada para conhecer o equipamento na praia do Cumbuco (CE)