Projeto oferece aulas gratuitas de inglês para crianças e adolescentes em Jeri

Em uma das praias mais famosas do Brasil, Jericoacoara, conhecida pelo turismo internacional e pela beleza natural, um projeto social tem feito a diferença na vida de crianças e adolescentes da comunidade local. Na região, aulas gratuitas de inglês estão sendo ofertadas com o objetivo de ampliar as oportunidades por meio do projeto Jeri Bilíngue. A iniciativa une educação, inclusão social e desenvolvimento comunitário.
Iniciado em 2023, os bons resultados do projeto levaram a ampliação da iniciativa para a comunidade do Preá, seguindo os mesmos critérios do Jeri Bilíngue e criando, assim, o Preá Bilíngue. Ambos têm como principal critério de participação que os alunos estejam devidamente matriculados e frequentando regularmente a escola. Cada projeto atende 40 alunos, divididos em 4 turmas, totalizando 80 estudantes beneficiados.
Para a manutenção do projeto, o Jeri Bilíngue e o Preá Bilíngue contam com o apoio da iniciativa privada. Em Jericoacoara, a GAV Resorts, empresa goiana, fica responsável pelo apoio financeiro, investindo recursos para a realização das aulas e demais atividades promovidas.
"Acreditamos que a educação tem um poder transformador irreversível. Estamos em uma das regiões turísticas mais desejadas do país, com forte presença de visitantes estrangeiros. O domínio do inglês é fundamental para uma boa comunicação e para oferecer uma experiência qualificada aos turistas. Os jovens participantes dos projetos serão, em breve, protagonistas na hospitalidade local", explica Aline Gonçalves, diretora de ESG da GAV Resorts.
Além das aulas tradicionais, o projeto também fomenta a realização de outras atividades na região. Em uma aula de campo, por exemplo, os alunos tiveram a oportunidade de ir ao manguezal para observar a fauna e a flora local. Durante a visita, o professor guiou os alunos nomeando os elementos em inglês, integrando o aprendizado ao contexto ambiental.
A evolução dos alunos é acompanhada por meio de conversas com coordenadores, professores e os pais. Na região, já é possível perceber o retorno positivo do projeto. Como relatam os educadores, as crianças já tentam se comunicar com turistas estrangeiros, colocando em prática o que aprendem em sala.
Simbora lá?