Programando e Aprendendo com Ação inicia novas turmas em Maracanaú
O projeto Programando e Aprendendo com Ação já deu início às aulas da nova edição do projeto. A primeira escola a iniciar as novas turmas foi a EMEIEF Rachel de Queiroz, no Jereissati II, em Maracanaú. Já estão confirmadas turmas do projeto na EMEF Estudante Ana Beatriz Macedo Tavares Marques, Centro de Convivência Social do Timbó, Fundação Ana Lima e Projeto Alvorecer. O projeto é gratuito e promove o desenvolvimento tecnológico e social de jovens entre 8 e 17 anos, trabalhando habilidades como programação, robótica, pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe.
O programa é voltado para crianças e adolescentes que estudam nas escolas parceiras do projeto, da rede pública de ensino municipal de Maracanaú e prioriza alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A estimativa é de que 800 alunos sejam formados nesta edição do projeto. Desde 2015, o Programando e Aprendendo já formou 3060 alunos em Maracanaú, proporcionando oportunidades significativas de crescimento pessoal e acadêmico.
São oferecidos cursos nas seguintes áreas:
- Lógica de Programação e Pensamento Computacional
- Desenvolvimento de Jogos Digitais
- Desenvolvimento de Aplicativos
- Criação de Animações em Pixel Art
- Robótica Básica
Com uma carga horária total de 60 horas, o projeto combina aulas presenciais com atividades complementares. Temáticas adicionais, como Cyberbullying e Ética Digital, Xadrez e sua relação com a Matemática, e Educação Financeira, também são abordadas.
O coordenador do projeto, Fernando Fasti, destaca a importância dessa iniciativa: "O objetivo do projeto é o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e sociais de crianças e adolescentes, por meio do ensino da lógica de programação e robótica, utilizando uma metodologia lúdica e divertida. Com isso, nossos alunos se preparam para os desafios de um mundo cada vez mais tecnológico desenvolvendo competências técnicas, sociais e emocionais que são fundamentos básicos no universo da cultura digital".
O Programando e Aprendendo com Ação é realizado pelo Instituto Idear em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú, por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA). Esta edição do projeto é apresentada pelo Nubank e é patrocinada pela Jacto, contando com apoio de Grupo Lunelli, Sumitomo Chemical, Ancar Ivanhoe e Gerdau. Simbora lá?