Procedimento e atendimento dermatológico são aliados em tratamento psicológico

08/07/2021
De onde surgem os problemas psicológicos? Existem diversas possibilidades. Desde o ventre da mãe até problemas de relacionamento podem afetar a mente de uma pessoa. Os psicólogos e suas diversas abordagens em terapias ajudam pacientes a resolverem seus problemas e dilemas. Alguns desses problemas estão associados à baixa autoestima. Sobre este importante tema, o blog ouviu a psicóloga Lidiane Lima e a dermatologista Lia Albuquerque.

 

São jovens, que com sua explosão hormonal, ficam com o rosto e costas com acnes, homens que, com a idade, se deparam com a calvície, perda de cabelo, mulheres maduras que começam a conviver com rugas e linhas de expressão. E esses, muitas vezes, não são os únicos problemas. Junto com eles vem o bullying. Como conviver com isso?


A psicóloga Lidiane Lima acredita que a terapia vai ajudar esse indivíduo a entender o momento pelo qual está passando. E não só isso. Ajuda o paciente a entender que ele pode agir para mudar a situação. “Uma visão negativa de si mesmo já trás inúmeros prejuízos na nossa autoestima, e quando isso está aliado a fatores estéticos, acaba reforçando ainda mais nossa insegurança e nos adoecendo emocionalmente”, explica a psicóloga Lidiane Lima.


Muitas vezes, a ação é buscar um tratamento dermatológico. A dermatologista Lia Albuquerque recebe muitos casos como os citados acima. “Já atendi adolescentes que pararam de ir à escola por vergonha do rosto com acne, mulheres com depressão com a mudança no rosto causada pela idade... Todos com baixa autoestima. O tratamento dermatológico associado às terapias tem ajudado muitos pacientes nesse retorno à sociedade”, afirma Lia Albuquerque.


De acordo com a Lidiane Lima, o paciente, durante a psicoterapia, pode entrar no processo de aceitação. Ou não. “Muitas vezes o paciente prefere mudar a situação e buscar um dermatologista. E a mudança na autoestima é impressionante”, afirma a psicóloga. Lia Albuquerque acrescenta que para cada demanda de paciente existe um protocolo. Muitas vezes apenas com a medicação e outras com procedimentos minimamente invasivos. Simbora ?


Serviço:
Dermatologista Lia Albuquerque
Psicóloga Lidiane Lima
Contato: (85) 99918-0741