Problema de saúde pública, obesidade entre brasileiros cresce 67,8%
Um dos maiores problemas de saúde pública e que vai além da estética, a obesidade entre os brasileiros apresentou uma taxa de crescimento de 67,8% entre os anos de 2006 e 2018. Pesquisa divulgada recentemente pelo Ministério da Saúde indica que esse é o maior índice dos últimos 13 anos e, entre as complicações, pode causar desde diabetes e gordura no fígado até pressão alta. No mundo, estima-se que mais de 700 milhões de pessoas sejam obesas até 2025. E como anda a sua saúde? Você sabia que o tratamento da obesidade pode ser feito por endoscopia? Sobre este tema atual e importante, o blog ouviu o médico endoscopista Adriano Vasconcelos que, a partir de janeiro, estará atendendo no serviço público em Fortaleza.
A colocação do balão intragástrico é uma das medidas para a perda de peso, mas a mudança de hábitos alimentares é fundamental para evitar problemas sérios de saúde. Este método promove uma redução na capacidade do estômago e contribui para a saciedade, fazendo com que o paciente coma menos. O procedimento dura cerca de uma hora e o paciente é liberado no mesmo dia. É importante observar que este é um método paliativo, já que o balão não é para sempre, e um permanece por seis meses dentro do estômago e o outro por um ano. No caso mais longo, a indicação é para quem tem IMC acima de 35 e dificuldade para perder peso.
Adriano é médico especialista no tratamento endoscópico da obesidade, com foco em balão intragástrico e gastroplastia endoscópica, com cursos de formação no Rio de Janeiro, Chicago e Orlando. Atua também no tratamento de doenças do aparelho digestivo - gastrite, úlcera, doença de refluxo, diarreia, constipação, síndrome do intestino irritável - e realiza exames, como Endoscopia, Colonoscopia, CPRE. Para o profissional, que já teve contato com a grande escola que é o Instituto Dr. José Frota quando era acadêmico de Medicina, agora chegou o momento de colocar em prática todo o seu conhecimento em prol da população mais carente. "É a grande oportunidade da minha vida. A responsabilidade é grande, mas é muito gratificante".
***
Adriano Vasconcelos foi um dos 533
profissionais de saúde empossados recentemente durante cerimônia com a presença
do prefeito Roberto
Cláudio, no auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), em
Fortaleza - CE, para assumir a partir de janeiro de 2020.