Pioneira do Movimento Plus Size no Ceará, Jaqueline Queiroz, é uma das homenageadas no Dia Municipal de Luta contra a Gordofobia

O primeiro ano da Lei nº 0479/2021, que instituiu o Dia Municipal de Luta contra a Gordofobia em Fortaleza, será marcado por homenagens na Câmara Municipal de Fortaleza. O evento acontece amanhã (04), às 19 horas, no Plenário Fausto Arruda. É um marco significativo para o movimento Plus Size no Ceará, que terá a idealizadora do Concurso Miss Plus Size, Jaqueline Queiroz, como uma das homenageadas pelos seus 12 anos de luta pelo segmento. De autoria do vereador Marcelo Lemos, diversos outros apoiadores do movimento também serão agraciados na cerimônia.
A solenidade atende ao requerimento do vereador Luciano Girão e marca a incansável luta de Jaqueline Queiroz em defesa da causa, buscando combater o preconceito e a Gordofobia que muitas vezes afetam a rotina de pessoas gordas no Brasil. O evento também será uma oportunidade para honrar outros ativistas e apoiadores do movimento Plus Size, como Antônio Sílvio Pinto Lima, vereador de Salitre, Cláudio Henrique Marques de Almeida, coach de miss; Juracy Batista da Cunha Júnior, produtor cultural; Alessandra Rocha de Souza Toffano, nutricionista; Claudiana Araújo de Oliveira, consultora de Imagem e Estilo; Waldenisia Dias da Páscoa, madame Plus Size Dreams; Ludimilla Holanda Andrade, miss Plus Size Nacional 2019; Renato Falcão de Souza, produtor de eventos; e o próprio vereador Marcelo Lemos, autor da Lei do Combate à Gordofobia.
A rotina de uma pessoa gorda no Brasil é frequentemente marcada por um ambiente hostil ao seu corpo, desde julgamentos pessoais, velados ou explícitos, até espaços físicos não adaptados. Segundo o psquiatra Adriano Segal, do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a gordofobia é um comportamento no qual pessoas julgam alguém inferior, desprezível ou repugnante por ser gordo, funcionando como qualquer outro preconceito baseado em uma característica única. A prática da gordofobia, apesar do termo ser recente, sempre existiu.
Uma pesquisa realizada pela Skol Diálogos em 2017 revelou que a gordofobia é uma forma de preconceito presente no dia a dia de 92% dos brasileiros, reforçada pela sociedade por meio de peças publicitárias, piadas preconceituosas e padrões de beleza rígidos impostos sobre os corpos. Os impactos negativos da gordofobia são expressivos, atingindo inclusive crianças e adolescentes que sofrem com ansiedade, baixa autoestima, estresse e outros problemas decorrentes do estigma social. A discriminação também afeta a saúde mental de adultos e prejudica seus relacionamentos, oportunidades de trabalho e até o simples ato de usufruir da cidade.
Além dos impactos sobre a saúde mental, a gordofobia também afeta o planejamento urbano e o acesso da pessoa gorda à cidade, com padrões construtivos que refletem discriminação e exclusão delas. Diante desse cenário, a militância pelo combate à gordofobia tem ganhado mais voz no mundo, com marcas e ativistas do movimento antigordofobia levantando a bandeira da luta contra o preconceito, incluindo modelos Plus Size e campanhas nas redes sociais.
O cerimonial em homenagem à luta contra a gordofobia é uma oportunidade para destacar essa luta constante e promover a conscientização sobre a importância de combater esse tipo de preconceito e promover igualdade e inclusão. Simbora lá?
Serviço:
Cerimonial em Homenagem ao Dia Municipal de Luta contra a Gordofobia
Local: Câmara Municipal dos Vereadores
Endereço: Rua Thompson Bulcão, 890, Luciano Cavalcante, Fortaleza/CE
Data: 04/08 (sexta-feira)
Horário: 19 horas