Pessoas da geração 60+ de treze municípios do Ceará serão capacitadas sócio digitalmente nas tecnologias do dia a dia

O Instituto Idear, por meio do Chá Tecnológico e Social Itinerante, está iniciando a segunda edição do projeto em treze municípios do estado. Para essa próxima edição, está sendo preparada a capacitação de mais 500 idosos, com material didático e um tablet, com internet, para acompanhar as aulas. O curso é 100% gratuito. As novas turmas acontecem nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Eusébio, Morada Nova, Sobral, Senador Pompeu, Canindé, Itapipoca, São Gonçalo do Amarante, Russas, Pacoti, Camocim e Maranguape.
Todo o projeto é apoiado por doze empresas, dos mais variados setores do mercado, que patrocinam e acreditam na missão do chá tecnológico em incluir idosos mais vulneráveis no mundo digital. Nas aulas, os participantes realizam atividades voltadas para o ensino das tecnologias do dia a dia, como utilizar o celular e suas funções, navegar na internet e fazer pesquisas, usar aplicativos de bancos, transporte e redes sociais. Além disso, os alunos participam de atividades complementares de culinária, crochê, canto, ginástica, educação financeira, entre outros.
Realizado pelo Instituto Idear, o projeto acontece no âmbito do Fundo Estadual da Pessoa Idosa, através da doação das empresas parceiras, com o acompanhamento do Conselho Estadual do Direito do Idoso - CEDI e com o apoio local das Prefeituras de cada município.
Sobre o Chá Tecnológico
As primeiras edições do projeto aconteceram entre 2019 e 2021. Nesse período, 868 pessoas foram beneficiadas, todos com o acesso a tablet e internet para acompanhamento e participação nas atividades do projeto, que ao final do itinerário formativo foram doados aos participantes. Atualmente, o Chá Tecnológico em Maracanaú está capacitando mais 400 pessoas.
Instituto Idear
O Instituto Idear é uma instituição sem fins lucrativos que atua há 15 anos realizando projetos sociais voltados para crianças, jovens e adultos, com sede no município de Maracanaú, no estado do Ceará. Simbora lá?
Conheça mais os projetos no www.idear.org.br
