O que você faz com as contas de papel?

08/04/2019

Mesmo com a facilidade da internet, ainda há muitas pessoas que preferem pagar suas contas por meio de papel impresso. E se for imaginar somente as contas obrigatórias mensais como telefone, energia, água, condomínio e aluguel, ao final de um ano já serão 60 papéis impressos. E a forma como organizá-las faz toda a diferença na hora que você precisa encontrar uma determinada conta. Quem nunca passou horas atrás de uma conta por não lembrar aonde guardou?

A bibliotecária Ananda Escobar dá algumas dicas simples para facilitar a vida das pessoas que ainda gostam do modo tradicional de quitar suas contas. Para economizar tempo e dinheiro, neste último caso, evitar pagar conta com atraso ou pagá-la duas vezes, o primeiro passo é ter uma pasta somente com contas a pagar. Efetuado o pagamento, as contas devem ser armazenadas em pastas separadas por identificação: água, energia, etc.

Mesmo os comprovantes de quitação anual de algumas contas precisam ser guardados por um período mais longo. As declarações de quitações de condomínio por dez anos; IRPF, IPTU, IPVA, água, luz, telefone e outros serviços essenciais, aluguel, cartões de crédito, cursos livres e mensalidades escolares por cinco anos; contratos de seguro, canhotos do cartão de crédito e extratos bancários por um ano. Há, ainda, documentos que precisam ser guardados por toda a vida, como certidões, passaportes, escrituras, carnês do INSS, holerites e testamento.

Que tal começar a organizar agora as suas contas de papel? Simbora ?

Colaboração: Ananda Escobar