Nos preparativos para o centenário, São Luiz apresenta nova marca

Em preparação para celebrar seus 100 anos em 2026, o Grupo São Luiz apresenta ao mercado sua nova identidade: São Luiz Supermercado. O projeto, que contou com direção criativa de Rodrigo Meireles e Thiago Baldu, foi elaborado com a participação da equipe interna do São Luiz e nasce como resultado de cerca de 12 meses de pesquisa, envolvendo testes visuais e decisões estratégicas.
"Com todo o crescimento que vivenciamos no último ano e o olhar para os próximos, entendemos que era o momento de renovar nossa marca. Esse projeto nos desafiou a identificar como queremos nos comunicar nos próximos 100 anos, sem perder a força afetiva que construímos desde 1926", explica Ana Luiza Ramalho, diretora de Marketing do Grupo São Luiz.
Homenagem ao passado, consolidação no presente, visão de futuro
O processo envolveu muitas rotas gráficas até chegar ao design final. O símbolo parte de uma releitura do tradicional trevo e se transforma em quatro corações, cada um traduzindo um pilar essencial da marca, do negócio aos clientes. Essa ressignificação reforça o posicionamento de ser um lugar de encontro, de histórias, gerações e atitudes.
"Foi um trabalho construído coletivamente, em que buscamos equilibrar memória e futuro. O objetivo era reafirmar tudo o que o São Luiz representa para o Ceará enquanto apontávamos para novos patamares de crescimento", explica Rodrigo Meireles, designer e diretor de Criação da Cluster.
Cores e tipografia que contam histórias
O laranja vibrante, historicamente ligado à rede, ganha agora um marrom-terroso com laranja queimado, paleta que adiciona sofisticação sem romper a familiaridade. Já a nova tipografia foi toda modelada para fazer um resgate ao passado, com traços retrô, fazendo referência aos tempos de Casa São Luiz e Mercadinhos São Luiz, mas com recortes contemporâneos que projetam a marca para o futuro.
"Toda mudança de marca é, antes de tudo, uma declaração de futuro. Mantivemos a essência, mas demos um passo consistente rumo à próxima década", comenta Thiago Baldu, diretor de Estratégia da Cluster.
Novo momento
A marca São Luiz Supermercado será oficialmente entregue ao mercado na loja da Antônio Sales, que será inaugurada em breve em Fortaleza. O novo momento celebra a expansão e a consolidação do grupo, marcando seu retorno ao endereço que faz parte da história da empresa.
Sobre o Grupo São Luiz
A história do Grupo São Luiz teve início em 1926, quando Luiz Melo fundou uma pequena loja de atacado, a Casa São Luiz. Em 1967, com a morte do Sr. Luiz, coube ao seu filho João Melo, que já trabalhava na empresa, a tarefa de gerir o negócio herdado pelo pai. O Sr. João, como passou a ser conhecido por seus funcionários, logo começou a remodelar os padrões da empresa. Assim, em 1972, entrou no ramo de varejo e inaugurou a primeira filial do Mercadinhos São Luiz, na Avenida Santos Dumont, em Fortaleza. Era um líder diferenciado, e acreditava que o sucesso da empresa dependia, antes de qualquer outra coisa, da felicidade de seus clientes, dos parceiros e, principalmente, de "seu pessoal", os colaboradores. O tempo tratou de mostrar que sua fórmula estava correta.
O que começou como uma pequena loja foi crescendo em popularidade e, consequentemente, em qualidade, quantidade e tamanho. Com muito trabalho e dedicação de sua equipe, o São Luiz inaugurou novas filiais. Atualmente são mais de 30 lojas, distribuídas majoritariamente na capital, mas com unidades também em outras regiões do estado, como Crato, Juazeiro do Norte e Sobral.
Sobre a Cluster Branding & Design
A Cluster é um estúdio de branding sediado em Fortaleza, especializado em criar identidades que unem estratégia e emoção. Com um portfólio que inclui projetos para indústrias, varejo e serviços, a Cluster traduz histórias em estratégia de posicionamento para diferenciar marcas regionais e nacionais.
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