Instituto Idear leva tecnologia e inovação a jovens do Ceará com o projeto Programando e Aprendendo Itinerante
O Instituto Idear iniciou novas turmas do projeto Programando e Aprendendo Itinerante, agora atendendo as cidades cearenses de Paracuru, Caucaia, Pacoti e Aquiraz. A iniciativa oferece gratuitamente aulas de programação e robótica para alunos da rede pública, promovendo o desenvolvimento tecnológico e social de jovens entre 8 e 17 anos. Atualmente, 430 estudantes participam das atividades nos sete espaços de formação – um em Paracuru, um em Pacoti, quatro em Caucaia e um em Aquiraz – dos quais cinco estão em escolas indígenas, reforçando o compromisso de inclusão do projeto.
Focado em oferecer oportunidades para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o projeto já formou 3.048 jovens entre seus dois formatos: municipal, sediado em Maracanaú, e itinerante, que alcança outras localidades do Ceará. O programa desenvolve habilidades como pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe, preparando os estudantes para um futuro profissional conectado com as novas tecnologias. A maior parte dos beneficiários são jovens em situação de vulnerabilidade.
A formação conta com atividades que combinam aulas sobre tecnologia com conteúdos complementares, desafios de lógica e módulos práticos, abordando temas como Lógica de Programação, Desenvolvimento de Jogos Digitais, Criação de Animações em Pixel Art e Robótica Básica. Assuntos importantes, como Cyberbullying e Ética Digital também são abordados, promovendo uma formação integral para os jovens.
O projeto é realizado em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará e empresas patrocinadoras, como Nubank, Votorantim Cimentos, Dass, Gerdau e Democrata, além de contar com o apoio da Aniger, dsm-firmenich, Dilly Sports e GNR Fortaleza. A seleção dos participantes ocorre nas próprias escolas parceiras, fortalecendo a presença do projeto na comunidade local e garantindo que mais jovens tenham acesso a uma educação tecnológica e inovadora, transformando a realidade dos estudantes do Ceará. Simbora lá?