Impacto da Covid-19 na saúde bucal

24/04/2021
Tudo no organismo humano é conectado. A saúde da boca está relacionada com a saúde do corpo como um todo. Os fungos e bactérias na região oral podem proliferar e atingir outros órgãos, causando graves doenças. Conforme publicação na revista Ciência e Saúde Coletiva, em saúde bucal, a situação epidemiológica do Brasil ainda é grave devido às condições sociais e econômicas da população. Pensando nisso, a dentista Natália Lucena faz alguns alertas importantes e dá dicas valiosas que devem ser seguidas, que vão desde os cuidados básicos de higiene, escovação correta dos dentes e limpeza da boca.


E o cenário da saúde fica ainda mais grave durante a pandemia de Covid19. Duas situações preocupantes acontecem no momento. A primeira, é em relação aos focos de infecção. Os problemas na boca, como cáries e abscessos se não resolvidos são focos de infecção que podem agravar o estado de saúde geral do paciente infectado por coronavírus. A segunda situação é que com o isolamento social, a visita periódica ao dentista diminuiu, em relação ao período anterior ao isolamento, o que pode também ser um risco. Por outro lado, é necessário lembrar que os atendimentos odontológicos devem seguir todos os protocolos de segurança sanitária para evitar a contaminação cruzada.  


Estudos demonstram ainda que a doença periodontal, mesmo que doença gengival, está ligada a muitas patologias como hipertensão, asma, obesidade e é possível verificar que a relação entre o problema gengival com as patologias apresentadas é equivalente aos fatores de risco para o desenvolvimento de casos graves de covid 19. Deste modo, sugeriu-se uma associação que pode resultar em grande aumento do processo inflamatório, tendo em vista a inflamação derivada das correlações, somada à resposta inflamatória desequilibrada e exacerbada das COVID-19.


Também é sugerido que pacientes com periodontite possuem maior risco de infecção pelo SARS- -CoV-2 na mucosa oral. Evidenciou-se a capacidade do meio bucal ser uma possível via de infecção para o vírus. Odontol. Clín.-Cient., Recife, 19(3) 238 - 242, Jul., 2020. Já estamos durante a pandemia em estado de alerta, mas esse alerta deve ser ampliado para a saúde bucal, para os cuidados básicos de higiene, escovação correta dos dentes e limpeza da boca. Atenção também para a necessidade de iniciar ou concluir algum tratamento como, por exemplo, obturação, canal para eliminar as bactérias do local infectado e manter toda a saúde do corpo equilibrada.
Simbora lá?

 

Serviço:
Consultório Dra. Natália Lucena 
Endereço: Avenida Treze de Maio, 1116, Sala 1708, Fátima, Fortaleza/CE - Ed. Office Treze de Maio
Contato: (85) 3045-3545