Idealizado pela Associação O Pequeno Nazareno o programa “Na’zária” reestreia na TVC

O Programa de TV Na'zária é uma iniciativa da Associação Beneficente O Pequeno Nazareno, com apoio da Petrobras, do Governo Federal e produção da Tórus Produtora. A obra audiovisual integra o Projeto Dignidade para a Infância, que tem como foco a promoção de direitos fundamentais de crianças, adolescentes e suas famílias nos estados do Ceará, Maranhão, Amazonas e Pará. Com exibição semanal pela TVC, teve seu primeiro episódio exibido no último sábado (12). O programa visa reconstruir a imagem das periferias brasileiras, promovendo o protagonismo local e a visibilidade de experiências transformadoras.
"O Na'zária é mais do que um programa de TV, é um ato de resistência e de reparação. É a resposta das comunidades à lógica perversa que criminaliza a pobreza e invisibiliza as potências que brotam das margens", afirma Manoel Torquato, diretor de comunicação do O Pequeno Nazareno. Segundo ele, cada episódio se estrutura como um espaço de escuta e valorização dos territórios populares, com uma narrativa sensível e comprometida com os direitos humanos.
A proposta do programa é construída em torno de três quadros principais. O "Papo Na'zária", que abre cada episódio, traz uma entrevista com um especialista e, em seguida, uma roda de conversa com adolescentes e jovens beneficiários do projeto, debatendo temas relevantes a partir de suas vivências. No "Corre Na'zária", o foco recai sobre iniciativas comunitárias e políticas públicas que promovem transformações nos territórios. Já o quadro "Cria Dazária" presta homenagens aos moradores das periferias.
Já foram gravados 48 episódios que serão divididos em quatro temporadas de 12 programas, todos com 26 minutos de duração e formato de revista documental. As produções abordarão temáticas como medidas socioeducativas, trabalho infantil, cultura periférica, segurança alimentar, justiça climática, entre outros temas que afetam diretamente a vida das populações vulnerabilizadas. Para Manoel Torquato, "é urgente desconstruir a ideia de que as periferias são apenas espaços de carência. Elas são, acima de tudo, territórios de potência, criatividade e dignidade".
Programa NA'ZARIAS
A veiculação do Programa Na'zária será realizada pela TV Ceará – Canal 5, com apoio cultural da Campanha Nacional Criança Não é de Rua, além da divulgação nas plataformas digitais das organizações envolvidas. Os episódios também terão acessibilidade garantida, com recursos de Libras e legendas, reafirmando o compromisso com a democratização da informação.
Com linguagem respeitosa, estética cuidadosa e forte conexão com os territórios, o programa se firma como um contraponto direto à lógica dos programas policialescos, propondo uma outra forma de comunicar: com ética, respeito e inclusão.
Sobre a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno
Fundada em 1993, por Bernardo Rosemeyer, a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno é reconhecida nacionalmente pelo atendimento integral a crianças e adolescentes em situação de rua, bem como a suas famílias e comunidades de deslocados internos localizadas em municípios do Norte e do Nordeste do Brasil. Sem fins lucrativos, a instituição dedica-se à promoção da dignidade, justiça e inclusão social, enfrentando preconceitos e influenciando políticas públicas para a transformação da sociedade.
Simbora lá?