Fortaleza está sediando a 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2025)

16/09/2025
Desde ontem (segunda-feira, 15), Fortaleza é o centro das discussões globais sobre clima e sustentabilidade, com o início da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2025). O evento, que segue até a próxima sexta-feira (19), no Centro de Eventos do Ceará, reúne especialistas, pesquisadores e autoridades nacionais e internacionais para debater soluções de adaptação às mudanças climáticas em regiões áridas e semiáridas do mundo.

 

Ao todo, serão mais de 40 sessões temáticas abordando temas como adaptação às mudanças climáticas, gestão hídrica, financiamento verde, educação climática, tecnologias de monitoramento ambiental, cooperação internacional e formulação de políticas públicas para territórios vulneráveis. Compondo a programação, estão o painel “Tendências Climáticas em Regiões Semiáridas do Interior”, ministrado pelo climatologista Alexandre Araújo Costa (UECE).


Também está prevista a sessão internacional “Estudo de caso: Desafios Climáticos em Regiões Interiores do Mundo”, com experiências de países como México, Argentina, Tunísia, Níger, Marrocos, Mauritânia e Estados Unidos; e a presença de Tao Wang, especialista sênior em Meio Ambiente do Banco Mundial, que conduzirá uma capacitação exclusiva voltada à captação de recursos junto a instituições financeiras internacionais, com foco em projetos de sustentabilidade em regiões semiáridas. 


COP Nordeste e encontro de governadores 
Inserida na agenda da ICID 2025, a COP Nordeste reforça o papel da região como protagonista da transição ecológica, da transformação industrial verde e da justiça climática no Brasil e no mundo. O encontro reunirá governadores nordestinos, o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, além de representantes da sociedade civil, setor privado, universidades e parceiros internacionais.


A programação contará com mesas simultâneas, reuniões técnicas e atividades culturais, além de momentos estratégicos, como a Mesa Institucional de Governadores e Governadoras do Nordeste (dia 17), ocasião em que será assinado o Acordo de Cooperação Técnica (CNE–UNCCD) e apresentado o Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica. Já na plenária final (19), será divulgado o Documento-Mosaico, reunindo as contribuições do Nordeste para a COP30, que acontecerá em Belém, em novembro.


Outro destaque da COP Nordeste será o debate sobre financiamento climático e adaptação em territórios vulneráveis, além da valorização da bioeconomia e dos ativos naturais da região. A conferência também dará visibilidade ao bioma Caatinga e ao potencial nordestino para energias renováveis — com ênfase na energia eólica, solar fotovoltaica e no hidrogênio verde.


Contribuições estratégicas
A ICID 2025 recebeu 155 submissões de pesquisas em áreas como clima, impactos, adaptação e desenvolvimento sustentável em regiões secas. Destas, 35 foram selecionadas para apresentação durante o evento, enquanto as demais farão parte dos anais da conferência. 


A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro, destaca a adesão já registrada e a relevância de sediar o encontro: “já recebemos mais de 1.200 inscrições para a ICID 2025, mas seguimos com inscrições abertas, lembrando que o evento é totalmente gratuito. É muito significativo que o Ceará sedie essa conferência, pois o estado tem se consolidado como referência em inovação, ciência e políticas públicas voltadas para o enfrentamento da crise climática. Receber especialistas e autoridades do Brasil e do mundo é uma oportunidade para reforçar nosso papel como protagonista da agenda climática global”.


Organização
A ICID 2025 é uma promoção do Governo do Ceará, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A realização está a cargo da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema) e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A coordenação executiva é do CGEE, e o evento conta com apoio de instituições como UNCCD, ANA, Embrapa, Embaixada da França no Brasil e Cemaden; além de patrocínio da FIEC e do Sebrae.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Sympla. A programação completa está disponível em: www.icid2025.com.br/programacao. Simbora ?


Serviço:
3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2025)
Data: 15 a 19/9 (segunda a sexta-feira)
Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza (CE)
Mais informações: www.icid2025.com.br