Fim de semana da saúde bucal

21/03/2021
Existe relação entre a saúde bucal e as doenças gastrointestinais? Neste fim de semana é comemorado mundialmente a saúde bucal. Momento para alertar a população e tirar dúvidas frequentes. De acordo com estudos clínicos, cerca de 80% dos casos de halitose são causados por problemas dentários e gengivais. Em cerca de 10% a origem está no nariz, com problemas por exemplo de sinusite. Problemas no ouvido e nas amígdalas também podem gerar o mau hálito. O estômago aparece como vilão da halitose somente entre 5%, 7% dos casos. 

 

Como se observa, muitos problemas bucais têm sim relação com problemas de estômago ou intestino, mas segundo os especialistas muitas causas estão mesmo na boca. Um exemplo disso é a halitose, mau hálito. Quando mantemos uma má higiene da boca, a quantidade de bactérias ruins aumenta e, entrando na corrente sanguínea podem colonizar locais criando inflamações, infecções e até problemas mais sérios. 


A orientação da especialista e gastroenterologista Ana Márcia Feitosa, é primeiro buscas as causas mais comuns e, claro, manter sempre uma adequada higiene bucal com escovação da boca no mínimo três vezes ao dia, com o uso do fio ou fita dental. Caso, o problema não seja resolvido com o seu dentista, nem no otorrinolaringologista, procure então o gastroenterologista. O mais importante é manter os hábitos de higiene, ficar atento a sua saúde e visitar sempre seu médico! 


Fonte: Gastroenterologista Ana Márcia Feitosa

Serviço:
Dra. Ana Márcia Feitosa
- Cínica Endodiagnose
Endereço: Avenida Santos Dumont, 1510, 
Contato: (85) 3087-1112
- Clínica Digestive Center
Endereço: Avenida Santos Dumont 5753, Torre Saúde
Contato: (85) 99961-7922