Festival Juazeiro do Norte de Música do Nordeste abre inscrições para oficinas e rodas de conversa

18/04/2021
Nos dias 23 e 24 de abril acontecem as apresentações musicais do Festival Juazeiro do Norte de Música do Nordeste – Rabecas e Guitarras no Sertão de São Saruê, com programação on-line e gratuita. Além de apresentar a diversidade da produção musical do Cariri, o festival realiza ações formativas para artistas e profissionais da área até o próximo dia 22, com inscrições pela internet. A realização é da Associação Cultural Junina Renascer (ACJR), com apoio da Secretaria Estadual da Cultura do Ceará, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020). 
 
Entre 19 e 21 de abril, a programação do festival segue com as oficinas de Composição Musical e Técnicas de Som.  A primeira é uma vivência livre que, por meio de estímulos sensoriais e diálogos diversos, vai proporcionar “um ambiente amplo de descobertas, experimentações e partilhas, onde a composição musical é abordada como um fluxo de movimento sonoro, sem a obrigatoriedade de conhecimento teórico de música e considerando o olhar de cada participante na construção de um fazer sonoro colaborativo”. Para essa ação, o festival reúne o músico, compositor, cantor e produtor cultural, Flauberto Gomes; a musicista, cantora e produtora cultural Ingrid Alidiane – ambos do Juazeiro do Norte; e o cantor, compositor, arranjador e músico multi-instrumentista do Crato, Ranier Oliveira.

Já a oficina de Técnicas de Som traz uma abordagem introdutória teórica às técnicas de sonorização com introdução ao áudio, equipamentos e técnicas que podem ser utilizadas na prática de pequenos e médios eventos. A facilitadora é Naiara Lopes, musicista, instrumentista e técnica de palco desde 2011, que traz ainda em seu currículo experiências em direção e produção técnica.
 
Rodas de Conversa
Encerrando as ações formativas, o Festival Juazeiro do Norte de Música do Nordeste – Rabecas e Guitarras no Sertão de São Saruê realizam duas rodas de conversa, nos dias 21 e 22 de abril, às 17h. Essas são abertas ao público, acessíveis em LIBRAS e transmitidas ao vivo pelo YouTube da Ciranda Mídia, parceira do evento. 

Na quarta-feira (21), o tema é Sonoridades do Cariri – Do Pífaro a Guitarra, com o cantor e compositor Dudé Casado e o rabequeiro Beto Lemos, e mediação de Alda Maria. Na quinta-feira, a conversa gira em torno do Movimento Cabaçal – Surgimento, Influências, Trajetória e Legado, com a mediação de Jéssika Cariri; participação de Adriano Aniceto, integrante da banda cabaçal Irmãos Aniceto; e Mestre Chico, instrumentista, luthier de rabecas e Tesouro Vivo do Ceará. Simbora ?
 
Serviço:
Festival Juazeiro do Norte de Música do Nordeste – Ações Formativas
Oficina a Rabeca Brasileira 
 
Oficina de Composição Musical
Data: 19 a 21/04
Horário: 14 às 17 horas
Vagas: 20
 
Oficina Técnicas de Som
Data: 19 a 21/04
Horário: 18 às 21 horas
 
Roda de Conversa: Sonoridade do Cariri – Do Pífaro a Guitarra
Data: 21/04
Horário: 17 horas
Transmissão: YouTube Ciranda Mídia
 
Roda de Conversa: Movimento Cabaçal – Surgimento, Influências, Trajetória e Legado
Data: 22/04
Horário: 17 horas
Transmissão: YouTube Ciranda Mídia
 
Informações sobre o festival: @festivaljuazeirodemusica