Festival Jazz & Blues anuncia programação artística da 26ª edição

Artistas veteranos e jovens expoentes da música sobem este ano ao palco do Festival Jazz & Blues, que chega à 26ª edição de 28 de fevereiro a 04 de março (Carnaval). Com programação majoritariamente em Guaramiranga, no Maciço de Baturité, região serrana do Ceará, haverá apresentações também na capital, Fortaleza, no domingo, 02 de março. Além de shows e bate-papo com artistas, o evento promove anualmente ações formativas e ambientais, como oficinas, Blitz Ecológica e trilhas. Toda a programação poderá ser consultada no site www.jazzeblues.com.br e nas redes sociais do evento @festivaljazzeblues.
A exemplo do ano passado, todas as atividades do Festival serão gratuitas, com acesso aos shows por ordem de chegada, até esgotar a capacidade de público das sessões, sem retirada de ingressos antecipados. O público é convidado a doar 1Kg de alimento por pessoa. Todo o material arrecadado será direcionado para o programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado.
O 26º Festival Jazz & Blues é uma realização do Ministério da Cultura e da Via de Comunicação, com apoio cultural da Enel Distribuição e Cegás, patrocínio do Instituto Cultural Vale, do Banco do Nordeste e da Casa Pio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaramiranga e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará e Instituto Mirante. Festival Integrante da Rede FACE.
Abertura na sexta-feira, 28, no Teatro Rachel de Queiroz
O Teatro Rachel de Queiroz – o "teatrinho", como é informalmente conhecido – será palco da Abertura do Festival, na noite de sexta-feira, dia 28 de fevereiro, a partir das 19 horas. Quem inicia as apresentações é um grupo de alunos do Música é para a Vida, projeto de formação do Festival que nesta edição acontece com residências artísticas de 24 a 28 deste mês. Dele, vão participar 25 estudantes da rede pública de ensino e alunos de universidades públicas que foram selecionados para oficinas de instrumentos, teóricas e práticas de conjunto. Alunos do projeto também vão abrir a programação de shows na Cidade Jazz & Blues no sábado e no domingo.
Na noite de abertura, após a apresentação Música é para a Vida, acontecem os dois primeiros shows de atrações convidadas do Festival. Carol Panesi Trio apresenta "Natureza é casa". À frente, a premiada multi-instrumentista carioca Carol Panesi (violino e piano). Completam o trio Fábio Leal (guitarra) e Rodrigo Digão Braz (bateria). Na sequência, o palco será de Claudine com o show "Raiz Exposta". A artista, que atua há duas décadas no cenário musical do Ceará, prepara um show que vai do jazz e do blues ao classic rock, fazendo a ponte com a música brasileira.
Homenagens
Quatro das 17 atrações desta edição vão receber homenagens do Festival. A primeira no sábado, 1º de março, será a flautista, pianista e compositora paulista Léa Freire, artista reconhecida pela versatilidade que lhe permite transitar por variados gêneros musicais. Léa criou a Maritaca Discos, gravadora que há mais de 25 anos dedica-se a promover o rico cenário instrumental brasileiro, com mais de 50 álbuns lançados no catálogo.
Também no sábado, o festival homenageia o músico cearense Adelson Viana, acordeonista, pianista, compositor, arranjador, cantor e produtor. Reconhecido como um dos melhores acordeonistas do Brasil, o artista tem a carreira dedicada a evidenciar a universalidade, a riqueza de timbres e as infinitas possibilidades da sanfona nordestina.
No domingo, dia 02, o festival recebe pela primeira vez e presta homenagem ao mais veterano de todos desta edição, o carioca Maurício Einhorn, mestre da harmônica e das composições, um dos pioneiros da bossa nova e da gaita em diversos gêneros da música popular brasileira, que aos 92 anos se mantém como grande referência da música.
Quem também será homenageado nesta edição do Festival é o músico e arquiteto Fausto Nilo, um dos mais reverenciados compositores cearenses. É autor de cerca de 400 canções, registradas em mais de 1.200 gravações, compostas por ele e mais de uma centena de parceiros.
Onde e quando
Além do Teatro Rachel de Queiroz na sexta-feira, a Cidade Jazz & Blues, estrutura erguida anualmente no espaço do Estádio Municipal Jean Bardawil, em Guaramiranga, terá duas sessões de shows de sábado a segunda-feira, no fim de tarde e às 21h. Na terça-feira, a programação na cidade serrana será de manhã, às 9h e às 11h, respectivamente na Capela de Nossa Sra. de Lourdes (Igreja da Gruta) e Igreja Matriz de Nossa Sra. da Conceição, e às 10h, ao ar livre na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga. Em Fortaleza, o Festival Jazz & Blues aporta pela primeira vez no Museu da Imagem e do Som – MIS, com dois shows no domingo, dia 02, às 18h, também com acesso gratuito. Simbora lá?
Serviço:
26º Festival Jazz & Blues - De 28 de fevereiro a 4 de março de 2025, em Guaramiranga, e dia 02 de março em Fortaleza, no Ceará. Acesso gratuito a toda a programação.
Informações: producaojazzeblues@gmail.com. Site: www.jazzeblues.com.br . Redes Sociais: Facebook [Festival Jazz & Blues (CE)] Instagram [@festivaljazzeblues].
ENDEREÇOS
Em GUARAMIRANGA
Cidade Jazz & Blues: Estádio Municipal Jean Bardawil - Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n - Centro
Basilico Restaurante: Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n, Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga - Centro
Capela de N. Sra. de Lourdes (Igreja da Gruta): Pousada dos Capuchinhos - Ladeira da Gruta, s/n
Igreja Matriz de Nossa Sra. da Conceição: Praça Frei Honório, s/n - Centro
Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga: Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n - Centro
Em FORTALEZA
Museu da Imagem e do Som - MIS: Av. Barão de Studart, 410 - Meireles