Federação Cearense de Karate patrocina ida de sete atletas para o campeonato Sul-Americano no Equador

17/04/2022

A aposta no esporte tem sido grande por parte da Federação Cearense de Karate, que investiu cerca de R$ 80 mil em passagens e hospedagens para levar sete atletas na competição Sul-Americana em Guayaquil, no Equador. Acompanhada do presidente Luiz Carlos Cardoso Júnior, a equipe viaja na noite deste domingo (18) com muitas chances de subir ao podium e trazer medalhas para o país. A Seleção Brasileira será representada por delegações de 14 estados, totalizando 81 caratecas, nas provas que acontecerão até o dia 24 de abril. O Ceará é o terceiro estado com maior número de atletas e a região Nordeste é a segunda mais representativa, com um total de 21 atletas.

Palco da seletiva nacional no final do mês de março, o Centro de Treinamento Karate do Brasil, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, é referência na prática do esporte. Nesse amplo e equipado espaço, os caratecas cearenses tiveram uma preparação intensiva de 60 horas, além das quatro horas diárias nas suas academias, antes de seguirem para a competição internacional. O resultado classificatório dos cearenses no Equador garante vaga para o Pan-Americano no México, marcado para o mês de julho. Atualmente, o Brasil é campeão Sul-Americano e Pan-Americano no Karate, despontando em três finais nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019.

Presente em 134 municípios do Ceará, o karate vem mudando a vida de muitos jovens, que hoje são exemplos para as suas famílias e amigos, além de colecionar muitas medalhas. Ana Kelly Aquino Moura é uma das sete atletas que estará no Equador. O esporte virou sua paixão ainda pequena, ao ver uma criança da sua idade na rua saindo de uma academia vestida de quimono. Hoje, aos 15 anos, além de competir, ela também dá aula. A vaga para outra competição em Rosário, na Argentina, já está garantida. E a campeã deixa uma dica para quem deseja treinar karate: "esse é um esporte que ensina disciplina e caráter, além de um estilo de vida."

Aos 16 anos, Juan Pablo de Castro Rodrigues é outra aposta da Federação Cearense de Karate que integra a Seleção Brasileira. Uma das novas promessas do esporte cearense e também já com vaga garantida para os Jogos Sul-Americanos da Juventude em Rosário, na Argentina, ele treina desde os nove anos e já contabiliza quase 90 medalhas. Juan Pablo é tricampeão cearense, bicampeão brasileiro e atual atleta do time do Brasil de Karate. "Quando eu era mais novo, gostava muito de luta nos desenhos da televisão. O esporte acabou se tornando uma paixão e hoje procuro evoluir cada vez mais", comenta.

Colecionando muitos resultados positivos e proporcionando uma vida melhor para os caratecas cearenses, o presidente da FCK Luiz Carlos Cardoso Júnior se orgulha do Centro de Treinamento. "O Estado do Ceará tem o laboratório de todas as experiências aplicadas primeiramente aqui e somente depois a nível Brasil. O país, hoje, ocupa a terceira posição no ranking mundial. E estamos aqui de braços abertos para receber todos os atletas que desejam praticar o esporte e representar o Ceará e o Brasil nas competições", comemora, com o gostinho de que vem mais medalhas por aí. Simbora torcer para os atletas cearenses?