Exposição “Há Mar”, do artista visual Ivan Guimarães, será uma das atrações da EXPOANEC em Fortaleza

02/07/2025

Fortaleza será palco, de hoje até sexta-feira (2 a 4/7), do VII Congresso Nacional de Educação Católica, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), na celebração de seus 80 anos de fundação. O evento reunirá mais de 2.500 congressistas do Brasil e da América Latina, contará com 300 estandes expositores e oferecerá mais de 80 horas de formação, no Centro de Eventos do Ceará.

A ANEC, que hoje reúne 901 escolas associadas e 117 Instituições de Ensino Superior em todo o Brasil, é referência nacional na articulação entre educação, espiritualidade e compromisso social. Entre os destaques culturais e educativos da EXPOANEC, estará a exposição "Há Mar", do artista visual e sociólogo Ivan Guimarães, com curadoria de Francisco Ivo e Jane Ivo.

A presença da mostra reafirma a importância da arte como linguagem essencial no processo formativo, trazendo à tona temas como existência, resistência e fluidez da vida, em diálogo direto com a natureza, a cultura e a memória do povo brasileiro.

Nascido no litoral leste do Ceará, na cidade histórica de Aracati, Ivan Guimarães traduz em suas obras as paisagens, cores e experiências de sua infância junto ao mar. A exposição Há Mar convida o público a um mergulho sensível nos mares do Ceará e do Brasil, articulando linguagens como pintura em relevo, xilogravura, colagem, óleo e pastel — técnicas que evocam tanto o fazer ancestral quanto a contemporaneidade poética da arte nordestina.

Com o tema "Há Mar – Educar, Cuidar e Esperançar", a exposição integra o espaço de convivência da EXPOANEC como uma proposta de contemplação e reflexão sobre o papel da arte no desenvolvimento humano. A curadoria destaca que cultura e educação caminham juntas na construção de sentido, cidadania e beleza, ampliando o repertório de todos aqueles que, como educadores, também são cultivadores da esperança.

A participação da mostra no evento representa não apenas o reconhecimento da força criativa das artes visuais, mas também a valorização do vínculo entre arte, espiritualidade e formação integral — valores que perpassam o propósito da educação católica no Brasil e que estarão no centro das discussões do Congresso.

A exposição Há Mar estará aberta à visitação durante todos os dias da EXPOANEC, sendo um dos espaços mais convidativos à pausa e à contemplação no meio da intensa programação do congresso. Simbora ?

Serviço:
Exposição Há Mar – Ivan Guimarães
Durante o VII Congresso Nacional de Educação Católica
Local:
Centro de Eventos do Ceará
Data: 2 a 4/7/2025
Curadoria: Francisco Correia Ivo e Janne Mary Fonseca Ivo
Tema: Educar, Cuidar e Esperançar
Visitação gratuita para os participantes do congresso