Espetáculos na Praça Verde do Dragão do Mar encerram o 8º Festival Internacional de Circo do Ceará

17/06/2022

Agora é em Fortaleza! Depois de passar por Canoa Quebrada (Aracati), Croatá (distrito de São Gonçalo do Amarante), Paracuru, Itapipoca e Santana do Acaraú, o 8º Festival Internacional de Circo do Ceará arma o picadeiro em Fortaleza, onde encerra oficialmente esta edição. Será neste sábado e domingo (18 e 19), na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com início às 17 horas. Na programação, sete apresentações por dia, com atrações locais (Fortaleza, Juazeiro do norte, Maracanaú), nacionais (São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco) e internacionais (Espanha e Argentina).

O acesso é gratuito, sem retirada de ingressos, mas o público precisa apresentar o passaporte vacinal e o documento de identificação com foto. Para os visitantes com idade a partir de 12 anos é preciso apresentar o passaporte vacinal com a 2ª dose ou dose única (a depender do imunizante). A medida é em respeito aos protocolos para enfrentamento ao coronavírus.

Jucás, Quixadá e Maracanaú - No dia 17, o festival estará no município de Jucás, com matinê gratuita no Babalu Circo Show. É o projeto Lona Aberta, que no dia 19 acontece em Quixadá, com matinê às 17h no Circo do Palhaço Fuleirinho. E no dia 20, estará em Maracanaú, na Praça Waldemar de Alcântara, para uma noite de apresentações também gratuitas em parceria com o projeto Palco Aberto, realizado pelo Grupo Garajal.

Oficina em Fortaleza - Além de espetáculos, o festival desenvolve anualmente o eixo de formação Luz no Picadeiro. As oficinas são gratuitas e nesta edição acontecem de forma presencial em Paracuru, Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca e Canoa Quebrada (Aracati). Em Fortaleza, Toni Gutiérrez e Asvin López, que formam o grupo La Fem Fatal, da Espanha, conduzem a Oficina Duplo de Trapézio de 20 a 22 de junho, das 9h às 12h, no Galpão da Vila, no Benfica. As inscrições podem ser feitas no site do festival: www.festivaldecircoceara.com.

Iniciada no dia 4 de junho, a 8ª edição do festival soma mais de 70 apresentações de 47 trabalhos diferentes. São mais de 40 grupos e artistas de 3 países (Brasil, Argentina e Espanha). Do Brasil, a programação tem artistas de 5 estados: Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco e São Paulo.

Apresentado pelo Ministério do Turismo e Atacadão, o 8° Festival Internacional de Circo do Ceará é financiado via Lei de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio do Grupo Dass, da Lunelli, apoio institucional das Prefeituras Municipais de São Gonçalo do Amarante, de Paracuru e de Itapipoca, e do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura. Apoio da Jaguatêxtil, da Multicor e da Parlare e parceria da BG Soluções Sociais. Agradecimentos: Enel. Realização: Iluminura Produtora Cultural, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Há quatro edições o Festival Internacional de Circo do Ceará é apresentado pelo Atacadão, maior atacadista brasileiro em número de lojas, presente em mais de 170 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com uma história de 59 anos e cerca de 62 mil colaboradores, a empresa tem cerca de 250 unidades de autosserviço e mais de 33 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, integrando o canal de vendas online do próprio Atacadão com uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado. Simbora ?

Serviço:
8º Festival Internacional de Circo do Ceará em Fortaleza
Data: 18 e 19/06 (sábado e domingo)
Informações: https://www.festivaldecircoceara.com/ 
Instagram: @festivalcircoceara
Facebook: @festivaldecircodoceara
Informações: (88) 98151-7300
E-mail: festivaldecircoceara@gmail.com

Espetáculos em Fortaleza
DIA 18/06 (Sábado)
17 horas - Praça Verde do Dragão do Mar
Varieté
Charanga do Festival - participação de Tetê Purezempla (São Paulo)

O Grande Salto - João Rocha (Mato Grosso do Sul)

Do Circo para o Mundo - Trupe do Circo do Palhaço Café (Juazeiro do Norte)

Experimento VI: Isso (não) é um número de circo!? - Cia Devir (Pernambuco)

Número Um - Jordana Nascimento (Maracanaú)

Axis36 - La Fem Fatal (Espanha)

Yoyo - Sebastian Godoy (Argentina)

DIA 19/06 (Domingo)
17 horas - Praça Verde do Dragão do Mar
Varieté
Charanga do Festival

Piaf - Edith /Grupo Hiperativo (Fortaleza)

Enan@ - La Fem Fatal (Espanha)

Ode ao Instante - Tetê Purezempla (São Paulo)

Roda - Rapha Santacruz (Pernambuco)

Lira espacial - Linda Jamile (Fortaleza)

Rodando a saco - Circo Eguap (Argentina)