É possível saborear chocolate na Páscoa sem abrir mão da saúde
Você já deve ter ouvido falar que tudo demais é veneno, mas que, com moderação, podemos comer de tudo. A regra vale para qualquer tipo de alimento, inclusive o chocolate. Nesta época do ano, ele ganha força avassaladora e passa a ser bastante consumido por conta da Páscoa. Muitos, porém, questionam: Será que dá pra saborear a guloseima de forma mais saudável?
Os especialistas dizem que sim. Basta saber escolher. Segundo a nutricionista Tamyres Ribeiro, quanto maior for a concentração de cacau, melhor será o chocolate. Aqueles com 75% ou 100% de cacau são as alternativas mais interessantes para degustação. Ela ressalta a importância de observar esse percentual porque as ações antioxidantes, anti-inflamatórias e cardioprotetoras atribuídas ao chocolate, na verdade, são benefícios decorrentes dos fitoquímicos presentes no cacau.
"Sabemos que a fruta é o cacau e que o chocolate nada mais é que um produto alimentício processado. Ao considerarmos o chocolate branco, por exemplo, veremos que ele está mais condizente com um produto ultraprocessado. Assim, a conclusão que tiramos é que o consumo rotineiro do chocolate, especialmente o branco, não é adequado à manutenção de uma boa saúde", explica a nutricionista.
Em resumo, você não precisa abrir mão de uma delícia na Páscoa. É só fazer escolhas corretas. Simbora lá?