Como o Eneagrama pode ajudar sua empresa a auxiliar a traçar perfis profissionais durante uma crise
Diante da
pandemia do novo coronavírus, buscar novos caminhos para compreender a
personalidade de cada funcionário é importante para manter o relacionamento
saudável com seus colaboradores. Dessa forma, a empresa saberá como eles
lidarão em diversas situações e a organização seguirá de forma mais fluída. A
KSL Associados, empresa de crédito e cobrança, utiliza o Eneagrama com seus
gestores desde 2003. Essa ferramenta facilita o processo de autoconhecimento e
autodesenvolvimento das pessoas. Sendo assim, pode ser utilizado em diversas
áreas como profissional e pessoal, por exemplo.
Marli Miyake, gerente administrativa e RH da empresa comenta que a ferramenta é
importante para ajudar a conhecer as características principais de cada
personalidade. "Dessa forma conseguimos fortalecer os aspectos positivos e
diminuir os comportamentos que podem ser considerados inadequados. Com o apoio
da consultoria Esedes, de Marilena Bigoto, os gestores da empresa são
orientados a conhecer os estilos de personalidade de seus colaboradores e com
isso auxiliá-los no seu desenvolvimento e consequentemente melhor desempenho de
trabalho. Durante uma crise como a que estamos vivendo, a ferramenta pode
auxiliar para que haja um melhor rendimento no ambiente corporativo.
"Cada pessoa reage de uma forma, sejam elas positivas ou negativas. Nesse
sentido, é importante fornecer ao gestor ferramentas que possam auxiliar na
gestão de sua equipe. É fundamental que cada um organize, reorganize e faças os
ajustes necessários nesse momento. E o Eneagrama nos permite compreender um
pouco mais de cada personalidade e auxiliar para que cada um saiam fortalecidos
perante a crise" explica.
O método evidencia as características e potencialidades, aponta as deficiências
e mostra como trabalhá-las. O trabalho em equipe pode se beneficiar, uma vez
que, ao compreender a personalidade do outro, fica mais fácil de lidar e ajudar
a superar as dificuldades juntos, ao invés de confrontar o problema,
solucionando-o de forma eficiente.
"As vantagens são
muitas, entre elas a possibilidade de o gestor interagir de forma mais
assertiva com seus colaboradores e também com seus pares, ou seja, outros gestores.
Conhecendo perfil de cada um é possível melhorar a comunicação, o trabalho em
equipe, aprimorar os feedbacks e ainda resolução de conflitos", finaliza
Miyake. Simbora lá?
Sobre a KSL
O GRUPO KSL é
especialista em cobrança amigável e cobrança jurídica, atuando também em
serviços de Contac Center e relacionamento. Desde o seu surgimento em 1996, o
equilíbrio entre atendimento humanizado e inovação tecnológica sempre balizaram
os serviços prestados pelo grupo, que personaliza serviços e soluções que integram
o processo de gestão de seus clientes.