Cineteatro São Luiz celebra mês da Cultura Popular com homenagem a Gilmar de Carvalho

13/08/2021
No dia 22 de agosto se comemora o Dia da Cultura Popular e no dia 30, também de agosto, Gilmar de Carvalho celebraria 71 anos (esta não é a data oficial do seu aniversário, mas é a data que ele havia escolhido para celebrá-lo). Em alusão às datas, o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), realiza uma programação especial em que homenageia o legado do grande guardião da cultura brasileira, Gilmar de Carvalho. Ele foi jornalista, publicitário e pesquisador da cultura cearense, faleceu em abril deste ano vítima de Covid-19. A programação tem início no dia 14, às 10 horas, com a exposição inédita “A Xilogravura do Mestre João Pedro”, um diálogo do João Pedro com um mestre de muita gente.

De acordo com Izabel Gurgel, que assina a curadoria da exposição com Rodrigo Gadelha: “artista, viajante, pesquisador, Gilmar de Carvalho guardou na palavra mundos e mundos que não cessam de brotar, feito fonte fértil como ele foi. Aqui, uma mostra em pequeno formato. Riscada na xilogravura. São muitos e contáveis os livros do Gilmar. Inventor de gente, são incontáveis as mulheres e homens que ele lançou no mundo. Destino bonito para um mestre de si, o sulco mais incisivo que se pode fazer no desenho da própria vida.”

Já no dia 24, o Cineteatro exibe o filme “Gilmar”, com roteiro, produção e direção de Larissa Estevam e Raul Felipe e direção geral de Max Eluard. Produzido pela TV Unifor - Universidade de Fortaleza -, da Fundação Edson Queiroz, o documentário resgata a memória local por meio da figura de um homem que era a própria memória da cultura cearense. Após a exposição, tem início a live “Viva Gilmar”, uma conversa e uma celebração de amigos à vida e à atuação do professor em diferentes campos artísticos e culturais. O momento será mediado pela jornalista Izabel Gurgel e contará com a participação do Secretário da Cultura do Estado do Ceará (Secult) Fabiano Piúba, da curadora e artista visual, Dodora Guimarães, e da professora Elba Frota Ramalho. A atividade terá acessibilidade em libras. 
 
A programação encerra no dia 28. Às 18 horas estreia uma edição especial do “Primeira Versão”, se trata da interpretação do texto "O Dia Em Que Vaiaram o Sol na Praça do Ferreira” de Gilmar de Carvalho, com Larissa Gomes, Sol Moufer, Gyl Giffony e Felipe de Paula no elenco e Andreia Pires na direção. Embalada pela luz vibrante do carnaval cearense. Entre a marcação do relógio da Praça do Ferreira e os galpões coloridos das agremiações, surge uma narrativa musical marcada pelo sonho e pelo alvorecer no centro da capital. Na sequência da leitura dramática, tem início uma live com dramaturgos sobre a peça interpretada, são eles: Andréia Pires, Ricardo Guilherme e Magela Lima (mediação).
 
Durante todo o mês o Cineteatro realiza ações em suas mídias sociais também em homenagem ao legado de Gilmar de Carvalho. Uma delas é uma ação conjunta com a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), o “Curta Leituras”. O público é convidado a participar gravando vídeos com leituras de textos de Gilmar e marcando os equipamentos nas mídias sociais. Simbora ?

 

Serviço:
Programação “Viva Gilmar, Viva a Cultura Popular”
Dia 14/8
Ás 10 horas
[Exposição] “A Xilogravura do Mestre João Pedro”
 
Dia 24/8
Às 17 horas [Exibição Especial | Cinema] “GILMAR”
Às 18 horas [Live] "Viva Gilmar" - bate-papo ao vivo com o secretário Fabiano Piúba, a curadora Dodora Guimarães, a professora Elba Frota Ramalho e mediação de Izabel Gurgel
Acessibilidade: Intérprete de Libras

Dia 28/8
Às 17 horas [Primeira Versão Especial] "O Dia Em Que Vaiaram o Sol na Praça do Ferreira” - texto de Gilmar De Carvalho, direção de Andréia Pires 
Após a exibição do Primeira Versão Especial -  [Live] Conversa ao vivo com dramaturgos sobre a peça "O dia em que vaiaram o sol na Praça do Ferreira" de Gilmar de Carvalho, com Andréia Pires, Ricardo Guilherme e mediação de Magela Lima