A partir deste sábado (25), o Mi - Festival Música da Ibiapaba reúne jovens talentos e artistas veteranos em grande celebração

25/06/2022

Em sua 17ª edição, o Festival Música na Ibiapaba (MI) promete uma mistura de gêneros com músicos de diferentes gerações. Marimbanda, Mateus Fazeno Rock, Os Bardos e Luizinho Calixto são alguns dos nomes que passarão pelo palco do festival, além das homenagens a Izaíra Silvino, Luizinho Duarte, Tarcísio Sardinha e Marivalda Kariri. Na solenidade de abertura neste sábado (25), logo mais às 19 horas, na Praça Clóvis Beviláqua, será exibido um vídeo-homenagem dedicado à maestrina, cantora e professora Izaíra Silvino (1945-2021), uma das homenageadas desta edição. Na sequência, a programação segue com a Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) abrindo os trabalhos musicais do Festival. As apresentações seguem até 01 de julho.

Após a OCB, quem sobe ao palco é a cantora, compositora e violonista Inês Mapurunga. Natural de Viçosa e filha de Alfredo Miranda, o Anjo do Pife, a artista é uma das referências quando se fala em maracatu cearense. Artista veterana do Mi, tendo se apresentado nas edições de 2005, 2016 e 2019, além de ter ministrado oficinas em vários anos, ela retorna para apresentar uma miscelânea de releituras e composições de sua carreira, entre xotes, forrós, cantorias de feira e maracatus.

A noite do dia 25 segue com as apresentações do grupo Os Bardos e de Luizinho Calixto (PB), este que contará com participação de Francine Maria. Enquanto a banda traz ao público faixas do seu álbum de estreia, Humanum - belo trabalho com referências da cultura sertaneja e muita poesia e lirismo - o paraibano Luizinho promete entregar tudo com sua sanfona de 8 baixos.

Mestre do instrumento e nome de destaque no país, criou o primeiro método escrito para a sanfona de oito baixos no modelo de afinação nordestina (chamada afinação transportada), uma vez que seu ensino era tradicionalmente feito por meio da oralidade. Também foi o primeiro a cantar e se acompanhar, rompendo com o paradigma de que a sanfona de oito baixos serviria apenas para solos instrumentais. Gravou o disco de estreia, Vamos Dançar Forró, em 1976, e de lá pra cá já acumula 19 álbuns. Ou seja, seu show tem tudo para ser uma reunião de grandes composições.

A pequena gigante Francine Maria, de apenas 14 anos, dividirá o palco na noite de abertura (25/6) com Luizinho. Destaque no programa de TV The Voice Kids em 2022, a garota conquistou jurados e equipe técnica ao cantar e tocar Esperando na Janela, canção de Gilberto Gil. Multi-instrumentista autodidata, além da sanfona toca instrumentos como teclado, ukulele, piano, pandeiro e clarinete. Natural de Ibiapina, na Serra da Ibiapaba, a Francine participa da homenagem à mestra Marivalda Kariri (1941-2022), outra homenageada do Festival neste ano.

"Chegamos a 17ª edição do Festival Música na Ibiapaba retomando de maneira presencial na cidade de Viçosa do Ceará, com ações extensivas no Crato, na Vila da Música, e em Quixadá, na Casa de Saberes Cego Aderaldo. De 25 de junho a 1º de julho, em Viçosa, vamos estar realizando esse festival de formação, mas que também é de programação artística. Nesta edição, fazemos uma homenagem muito bela e justa à nossa querida maestrina e educadora Izaíra Silvino, e também à nossa querida Marivalda Kariri e aos músicos que formaram tantas gerações: o Luizinho Duarte e Tarcísio Sardinha. Viva a obra e a memória dessas pessoas maravilhosas e viva o Mi!", destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba. Simbora ?

Serviço:
17ª edição do Festival Música na Ibiapaba (MI)
Local:
Viçosa do Ceará (presencial), com ações extensivas no Crato, na Vila da Música, e em Quixadá, na Casa de Saberes Cego Aderaldo
Data: 25/06 q 01/07

*** Vale ressaltar que algumas das apresentações musicais contarão com interpretação em LIBRAS com renomados intérpretes que valorizam a Acessibilidade Estética.