5º Festival de Fotografia do Sertão Central – QXAS acontece em Quixadá e Quixeramobim

Inspirado na poética de João Guimarães Rosa, em Grande Sertão: Veredas, a quinta edição do Festival de Fotografia do Sertão Central – Qxas tem início nessa quarta-fera (5) com o tema "tudo que já foi, é o começo do que vai vir". O Festival terá vasta programação, com ações em Quixadá e Quixeramobim, no Sertão Central cearense, mantendo sua tradição de oferecer ações formativas e de difusão da fotografia brasileira, com palestras, workshops, exposições, saídas fotográficas, rodas de conversas e leituras de portfólios, dentre outras atividades. Com exceção de alguns workshops, a programação será gratuita e de livre acesso do público.
Com curadoria de Iana Soares, Maíra Gamarra e Elen Andrade, o QXAS esse ano homenageia Patrícia Veloso (CE) e Eustáquio Neves (MG), cujas trajetórias se destacam por suas significativas contribuições para o campo da fotografia brasileira. Patrícia Veloso é produtora cultural, curadora e editora, com trabalho voltado para a valorização e divulgação do patrimônio histórico, cultural, artístico e natural brasileiro.
Eustáquio Neves pesquisa e desenvolve técnicas alternativas e multidisciplinares, manipulando negativos e cópias. Seu trabalho aborda temas relativos à identidade e memória da cultura afrodescendente, com trabalhos de corte social e crítico, que vêm sendo amplamente divulgado em mostras no Brasil e no exterior, conquistando diversos prêmios e a consagração do público e da crítica.
Idealizado pelo fotógrafo Beto Skeff e pela produtora Glicia Gadelha, o QXAS 2024 irá reunir os maiores expoentes da fotografia nacional e convida os artistas e a audiência à observação, como fica explícito no texto de apresentação do Festival: "Quem, pela primeira vez, observa o sertão antes das chuvas não consegue antecipar, na imaginação, o verde que um dia alcançará os olhos. Se, pelo contrário, a primeira visão é a de um açude cheio, nem sempre será possível compreender que as águas mais profundas somem em um tempo em que tudo vira lágrima. Há dias de seca e de abundância, conectados pelos ciclos da natureza e das pessoas".
Durante toda a programação do QXAS, haverá ação formativa nas escolas de Quixadá e Quixeramobim, com oficinas, cianotipia e rodas de conversa. O QXAS nas Escolas vai beneficiar 350 estudantes e professores da rede pública dos ensinos Fundamental e Médio da região, nos períodos da manhã e tarde. Desde a primeira edição, o QXAS nas Escolas já beneficiou mais de 1.300 estudantes.
QXAS FESTIVAL
O QXAS tem o objetivo de promover o intercâmbio entre a fotografia cearense e a produção contemporânea brasileira nos campos da expressão e do conhecimento e fomentar a produção cultural e artística, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e a difusão da fotografia brasileira. O QXAS faz parte da Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará e da Rede de Produtores de Fotografia do Brasil.
O Festival tem patrocínio do Banco do Nordeste, da Executiva Agronegócios e do Banco Itaú e a empresa Aniger Calçados. Conta com parcerias estratégicas com a Sertão TV, Sistema Maior de Comunicação, SESC Ler, Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal de Quixadá, Instituto Dragão do Mar, Casa de Antônio Conselheiro, Casa de Saberes Cego Aderaldo, Instituto Mirante, Museu da Imagem e do Som, Secretaria de Cultura e Governo do Estado do Ceará. A realização é da Conexões Criativas e Instituto da Fotografia, com o suporte da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil. Simbora lá?
Serviço:
5º Festival de Fotografia do Sertão Central (QXAS)
Data: De 5 a 8/6 (quarta-feira até sábado)
Quixadá | Quixeramobim
Mais informações: @festivalqxas