Uma boa caligrafia pode gerar renda extra

11/02/2019

Com o mercado de trabalho cada dia mais competitivo, ter uma boa letra, além de encantar quem recebe um convite personalizado, pode gerar uma renda extra. A profissão de calígrafa está novamente em alta, após um período em que as famosas "tags", ou simplesmente etiquetas, passaram a ser impressas por meio de um computador. E não pense que o trabalho deste profissional se resume a convites, seja de aniversário, casamentos e bodas, por exemplo. O domínio da técnica permite, também, escrever certificados, obras de arte, documentos oficiais, criar logomarcas e monogramas.

Um diferencial da calígrafa Carol Nejm, que fez desta técnica sua profissão há 16 anos, é que além de todos esses serviços acima citados, ela faz o "chalkboard", que utiliza paredes escuras com escritas e desenhos geralmente em branco. A proposta é similar à de um quadro negro preenchido com giz, atualmente muito utilizada em decoração de ambientes. Como se observa, as aplicabilidades e ferramentas são muitas e com dedicação e técnica é possível gerar uma renda extra ou mesmo fazer da caligrafia uma nova profissão.

Psicóloga por formação, Carol fez seu primeiro curso com bico de pena (uma ponta metálica fixada em cabo de madeira) aos 17 anos com a tia-avó Arlete Reikdal Bombonato, pelo método do professor De Franco, em São Paulo. O interesse pela escrita a fez desenvolver melhor esse talento. Escrevendo mais de 20 tipos de letras e outras exclusivas, ela também ensina técnicas básicas e exercícios que melhoram a letra.

Vale destacar que a escrita é também uma importante forma de comunicação. Como explica Carol, assim como é frustrante falar e não ser compreendido, não é agradável escrever sem que outras pessoas consigam ler. "Não deixa de ser um cartão de visitas na hora de deixar um recado, escrever um bilhete, preencher um formulário, fazer uma prova, escrever uma dedicatória em um livro", pontua a calígrafa.

Entre seus alunos estão designers, médicos, professores, artesãos, estudantes adolescentes e aposentados, entre tantos outros. E para quem busca melhorar a escrita ou mesmo extravasar sua criatividade e encantar outras pessoas, além de ganhar dinheiro, está aí uma excelente dica. Simbora ?

Serviço: 
Instagram:
@carol_nejm
Facebook: Carol Nejm Calígrafa
Whatsapp: (85) 98888.6101