Um espaço para mergulhar na história da Praia de Iracema

14/02/2019

Já está em funcionamento o Centro de Memória da Praia de Iracema, área de importância histórica e turística em Fortaleza. O espaço, localizado no imponente prédio do Estoril, é pequeno, porém guarda uma grande riqueza para o bairro mais boêmio e bucólico da cidade. Na sala, fotografias da rotina dos moradores da região ajudam a contar como um território tão diverso ganhou vida e foi construído ao longo dos anos. São imagens belíssimas.

A visitação tende a mexer com os sentidos. A audição, por exemplo, é constantemente provocada pelo som do mar, elemento marcante, claro, nas lembranças da Praia de Iracema. Por meio de caixas amplificadas, o barulho das ondas, que batem realmente no paredão de pedras ali perto, ecoa bem mais próximo, mesmo artificialmente.

A experiência de conhecer o memorial permite ainda ouvir e ver o relato, em vídeo, de personagens anônimos, no entanto, imprescindíveis para a formação do bairro. Nos depoimentos, fica clara a relação de afeto dessas pessoas com o lugar onde habitam.

Para valorizar o passado, a estrutura é moderna e bem tecnológica. Óculos de realidade virtual, painéis interativos e brinquedos óticos ajudam a criar uma atmosfera lúdica. Que tal conhecer? Simbora ?

Serviço:
Centro de Memória da Praia de Iracema
Local: Prédio do Estoril - Rua dos Tabajaras, 397, Praia de Iracema.
Visitação: terça a domingo, de 16h às 20h. Acesso gratuito