Tapioca: uma iguaria que conquistou o país

17/07/2021
De origem indígena, a fécula extraída da mandioca, conhecida usualmente por tapioca, conquistou o Brasil e o mundo. Típico do cardápio cearense, o prato é unanimidade quando o assunto é ser versátil. Segundo Robério Marques, professor do curso de Gastronomia da Unifametro, hoje, a receita mais clássica de tapioca é a tradicional feita na frigideira. “Podemos fazer salgada ou doce, e uma das preparações que não pode faltar é a tapioca com queijo. Além dessa, temos a com leite condensado e coco. A partir dela, temos diversos outros preparos como: dadinho de tapioca, bolo de tapioca e pudim de tapioca. Então, o que vai contar dentro da gastronomia é a criatividade por parte de quem está executando”, destaca o profissional.

 

Rica em amido e consequentemente responsável por ofertar fontes de energia, a tapioca não contém glúten e ajuda consideravelmente na regulação do organismo de forma geral, além de ser rica em potássio. Segundo o professor, o mercado já comercializa diversas gomas de tapiocas preparadas, o que facilita a vida do consumidor na hora de obter o produto. Simbora ?


Preparação
De acordo com Robério, a preparação da tapioca parte inicialmente do preparo da fécula da mandioca, que é a retirada na demolhagem da mandioca crua, in natura. Após esse processo tecnológico da fécula, há a obtenção do produto que vai derivar a tapioca. Logo, a goma de tapioca é feita a partir da hidratação da fécula de mandioca e do posterior descanso. No entanto, vale destacar que não pode ter excesso na hidratação, pois ela tem amido e muitas vezes ele não vai conseguir absorver uma quantidade suficiente de água.


Armazenamento
Para o professor, o recipiente mais correto para guardar a tapioca são os que não possuem aromas fortes, ou seja, que não tenham sido armazenados produtos com mais intensidade de sabores.  “A goma de tapioca fresca precisa estar dentro da geladeira para que tenhamos uma conservação mais adequada e uma validade mais prolongada. Inclusive, reserve um pote e acondicione essa goma. Dê preferência aos plásticos mais resistentes ou os de vidros”, ressaltou Robério.


Confira as dicas para quem quer preparar uma tapioca sem erros:
1. Sempre que abrir o saco da goma da tapioca, peneire ela e depois tempere com sal, independentemente de ser doce e salgada;


2. Após colocar na frigideira, bem quente, sem adicionar nenhum tipo de gordura, você vai utilizar uma colher para desenhar na borda, de forma que ela fique redonda e fina, garantindo uma tapioca de qualidade e crocante.

Sobre o curso de Gastronomia da Unifametro
Com uma formação integral e abordagem atual, o objetivo do curso é qualificar profissionais em sintonia com as inovações no setor gastronômico por meio de um quadro de professores qualificados e que atuam no mercado de trabalho.

O curso de Gastronomia conta com cozinha pedagógica, cozinha de panificação e confeitaria, cozinha para aulas expositivas, sala de eventos, laboratório de análise sensorial e laboratório de informática. A Unifametro ainda possui parcerias com restaurantes e hotéis para o desenvolvimento de estágios e de atividades extracurriculares.