Projeto “_Clique Aqui Para Um Show Privado_” apresenta circo e o universo do exibicionismo em vídeo performance

28/01/2021
A artista Kaye Djamiliá traz ao público a partir dessa quinta (28), às 19 horas, o trabalho “_Clique aqui para um show privado_”, resultado de uma pesquisa que teve início em 2019, a partir da observação e análise histórica do exibicionismo do circo e dos lugares ocupados pelo corpo feminino nesse contexto. Para a performance, foi preciso mergulhar na referência estética das plataformas de webcam em que mulheres (as camgirls) realizam shows de exibicionismo online. O projeto é viabilizado pela Lei Aldir Blanc por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e terá exibição via Youtube, através do canal do grupo, seguindo até dia 31 no mesmo horário.

 

Acompanhada pelo artista audiovisual Gadi Bergamota, o músico Briar, e a figurinista Lyna Lurex, Kaye se exibe em alguns momentos com corda acrobática, movimentos de contorcionismo na webcam construindo uma narrativa cinematográfica. A partir disso surge “Madalena”, personagem que ganhou seu próprio instagram (@santamadalena_) com o objetivo de explorar a personalidade dessa mulher circense-exibicionista. Madalena é uma persona imersa em um delírio narcisista e obcecado em entreter e atender às expectativas de seus espectadores através de suas habilidades circenses, enquanto é assombrada por uma presença invisível, um observador secreto.


A performance adquiriu ainda mais sentido e força com o isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19, que acabou propiciando o aumento das lives, de redes sociais (instagram, tik tok, youtube, etc.), plataformas de streaming e reality shows. Toda essa adesão adicionou ao trabalho uma nova camada de discussão sobre a cumplicidade entre o espectador-voyeur e o artista-observador, revelando a angústia de uma expectativa a ser alcançada através de likes, visualizações, popularidade e rentabilidade. “_Clique Aqui Para Um Show Privado_” busca através da arte do circo tensionar as relações de poder entre artista e espectador. Simbora ?


Serviço:
Video-performance: _Clique Aqui Para Um Show Privado_
Estreia: 28 a 31/01
Horário: a partir das 19h (disponível durante 72 horas)
Onde: Canal do Youtube (Clique Aqui Para Um Show Privado)