Primeiro dia de Festival Costume Gourmet at Home enalteceu o sabor da cozinha brasileira, italiana e francesa

12/07/2020

Começou hoje a segunda edição do Festival Costume Gourmet, promovido pelo Mercadinhos São Luiz. Com uma programação 100% online, a série de lives do primeiro dia de evento foi transmitida pelo Youtube (https://www.youtube.com/user/mercadinhossaoluiz).

A maratona começou com o chef Edil Costa, que dividiu a live com o sommelier Marco Ferrari e a influenciadora digital Karime Loureiro. Misturando o sabor nordestino com o italiano, o chef preparou uma bruschetta de cogumelo e um risoto de moqueca com camarão e sirigado. Os pratos foram harmonizados com o espumante 130 Blanc de Blancs, da Casa Valduga.

Em seguida foi a vez da chef Van Régia, que trouxe a receita de uma comida afetiva com gostinho das praias e do sertão do Ceará e ensinou a fazer um "Terra e Mar do Ceará". Van dividiu a participação com o também chef, João Lima. A live, patrocinada pela Tijuca Alimentos, teve ainda caipirinha de cajuína para harmonizar com o prato.

Um dos intervalos contou com uma participação muito especial, dos organizadores do Macarrão Amigo Fortaleza, Isabela Fiúza e Freitas Júnior. Eles contaram sobre o projeto, que alimenta pessoas em situação de vulnerabilidade e tem o apoio do Mercadinhos São Luiz.

Depois de duas receitas com muito sabor, chegou a hora da sobremesa e foi a vez de aprender a fazer uma cheesecake de iogurte grego com calda de frutas vermelhas e manjericão, com o chef Felipe Cicconato. A live patrocinada pela Nestlé teve a participação do chef executivo do Mercadinhos São Luiz, Phelipe Carvalho.

Durante toda a programação esteve disponível na tela do evento o QR Code para doações para duas instituições beneficentes do Ceará: o Instituto Povo do Mar (IPOM) e a Casa Vida, vinculada ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC).

O empreendedorismo também foi pauta do festival. Durante o intervalo entre as lives foram contadas as histórias de dois negócios que nasceram durante a pandemia: "O poderoso Porcão" e o "Caranguejozinho". Falando sobre os desafios de empreender, mas principalmente como a comida é conforto e uma forma de acarinhar quem estava em isolamento social.

Depois da sobremesa, o cafezinho é quase obrigatório, e para falar sobre esse ingrediente que tem valor afetivo na vida dos brasileiros, o especialista de café do Grupo 3 Corações, chef João Carlstron, participou de duas lives: na primeira, mostrou como fazer corretamente o café e ainda ensinou a fazer duas receitas na companhia do RP e influenciador, Victor Costa: Expresso Bombom e Orange Coffee. Em seguida, conversou com o advogado e influenciador Pedro Pucci, enquanto preparou bebidas com café: Latte Gelado, Mochaccino e Iced Latte Coffee.

No último intervalo do sábado, pocket show com a cantora Giovana Bezerra. E, fechando o primeiro dia, a sommelière Jardenia Siqueira deu uma aula de harmonização. numa conversa com a arquiteta e influenciadora Zelly Ramos. Jardenia deu dicas para harmonizar de forma correta, destacando a "brincabilidade com o universo dos vinhos". A regra, segundo ela, é comer e beber o que se gosta. "Mas fico muito feliz de ver que o cearense está se especializando cada vez mais, conhecendo e fazendo questão de consumir vinho corretamente", destacou.

No domingo (12), serão mais sete lives gastronômicas, com os chefs: Lia Quinderé, Élcio Nagano, Onildo Rocha, Anna Paula Rezende, Hugo Righi e Felipe Viana, a partir das 10 horas.