Porto Iracema das Artes inicia série de encontros para debater formação em artes no ambiente virtual

02/06/2020

Começa nesta terça-feira, 2 de junho, a partir das 15 horas, a primeira rodada de debates sobre a formação em artes no ambiente virtual com o tema "Novas salas de criação para tempos remotos". Iniciativa do Porto Iracema das Artes, a abertura será com a dramaturga Ave Terrena (SP)e o ator Giordano Castro (PE), com mediação de Kelly Saldanha (CCBJ). Já às 17 horas, o coreógrafo Marcelo Evelin (PI)e odiretor Marcio Abreu (PR/RJ) discutem o tema "Repensar o possível", que terá mediação de Thereza Rocha (UFC). Outra rodada de debates está programada para quinta-feira, 4 de junho.

Os diretores Adriana Schneider Alcure (RJ) e Abimaelson Santos (MA) discutem, na quinta-feira (4), sobre "Partilhas e desafios para o ensino". Quem vai mediar é Lucivânia Lima (URCA). Já às 17h, "Registros da cena e exibição virtual" orientam o debate entre a produtora Ana Oliveira (AM)e acrítica Daniele Avila Small (RJ), que terá mediação que terá mediação de Fran Teixeira (IFCE) e Francis Wilker (UFC). Esses encontros online fazem parte das ações de 2020 do Porto Iracema das Artes, denominados "Poéticas de Coexistência: questões para formação em artes e virtualidades".

A proposta dos encontros é a de ser um espaço virtual de reflexão que considere a urgência das produções culturais neste momento em que estamos isolados socialmente, mas que mire para além dela. Assim, eles serão divididos em atos e por linguagem. As proposições que surgirem nos debates serão sistematizas, com vistas à formulação de um projeto de Plataforma Pública de Formação em Artes, com previsão de entrar no ar em 2021. Simbora ?

Serviço:
"Poéticas de Coexistência: questões para formação em artes e virtualidades"
Datas: 2 e 4 de junho (terça e quinta-feira)
Horários: 15 e 17 horas
Acesso: YouTube e Facebook do Porto Iracema das Artes

- Poéticas de Coexistência: questões para formação em artes e virtualidades

  • 2 de junho (terça-feira)

15h - Novas salas de criação para tempos remotos
Ave Terrena (SP) e Giordano Castro (PE)
Mediação - Kelly Saldanha (CCBJ)

17h - Repensar o possível
Marcelo Evelin (PI) e Marcio Abreu (PR/RJ)
Mediação - Thereza Rocha (UFC)

  • 4 de junho (quinta-feira)

15h - Partilhas e desafios para o ensino
Adriana Schneider Alcure (RJ) e Abimaelson Santos (MA)
Mediação - Lucivânia Lima (URCA)

17h - Registros da cena e exibição virtual
Ana Oliveira (AM) e Daniele Avila Small (RJ)
Mediação - Fran Teixeira (IFCE) e Francis Wilker (UFC)