Porto Iracema das Artes exibe por 24 horas “Ausência”, espetáculo realizado em residência “10 anos sem Pina”

24/07/2020

Uma das mais importantes criadoras da dança no século 20, Pina Bausch deixou um legado que inspira artistas em todo o mundo. No próximo dia 27 de julho, segunda-feira, ela faria 80 anos se estivesse viva e, para homenageá-la, o Porto Iracema das Artes vai exibir, por 24 horas, a íntegra da montagem "Ausência", resultado da residência artística "10 anos sem Pina", realizada na Escola em 2019. O registro audiovisual do trabalho ficará disponível no Youtube da Escola a partir das 10 horas do dia 27 até as 10 horas do dia 28 de julho.

No ano passado, quando se completaram dez anos da morte de Pina, a Escola recebeu, em parceria com o Theatro José de Alencar (TJA), a Vila das Artes e a Bienal Internacional de Dança do Ceará, o bailarino e diretor assistente da Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, Daphnis Kokkinos, para uma residência de duas semanas com 22 bailarinos brasileiros, em sua maioria cearenses.

Ao final da formação inédita no país, que selecionou artistas locais e recebeu bailarinos até de outros Estados, a montagem foi apresentada no Centro de Narrativas Audiovisuais - CENA 15 no dia 3 de agosto. Depois, "Ausência" foi reapresentada na programação da XII Bienal Internacional de Dança do Ceará 2019, que ocorreu em outubro. Simbora ?

Serviço:
Porto Iracema das Artes exibe por 24 horas "Ausência", espetáculo realizado em residência "10 anos sem Pina"
Quando: De 10h do dia 27 até as 10h do dia 28 de julho
Onde: Youtube do Porto Iracema das Artes

Sinopse
Ausência é o resultado da residência "10 anos sem Pina", ocorrida entre julho e agosto de 2019, em Fortaleza, em que os bailarinos mergulharam em um processo de pesquisa de movimento, explorando seus sentimentos mais íntimos a partir do corpo e suas possibilidades, para transformá-los em dança e teatro.

Sobre Pina Bausch
Precursora da dança-teatro, o Tanztheater, expressão que dá nome à sua companhia, Pina Bausch foi uma das principais criadoras da dança no século 20. Na pequena cidade de Wuppertal, as sementes foram plantadas para uma revolução que serviu para emancipar e redefinir a dança através do mundo. Pina fez da necessidade universal a chave do seu trabalho: o amor, a intimidade e a segurança emocional. Ao longo dos trinta e seis anos em que lapidou o trabalho da Tanztheater Wuppertal até sua morte em 2009, ela criou uma obra que lança um olhar único para a realidade.

Com a vontade de manter vivo o trabalho de Pina Bausch, a companhia Tanztheater Wuppertal continua viajando por todo o mundo, apresentando as mais de quarenta obras que foram criadas pela coreógrafa. Além disso, hoje, os bailarinos da companhia também disseminam as técnicas da mestra com oficinas e criações próprias inspiradas nos princípios e processos com ela experimentados.

Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há quase sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.


Crédito / Imagens: Té Pinheiro