Planetário Rubens de Azevedo lança novo episódio gratuito de série online neste sábado (20)

20/06/2020

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Planetário Rubens de Azevedo, lança logo mais às 11 horas a nova sessão online gratuita, o quarto da coletânea "De Olho no Céu". O capítulo "Da Prata ao Silício", que destaca as descobertas realizadas pelos astrônomos, compartilhadas e representadas por astrofotografias e vídeos, é indicado para crianças de 8 a 80 anos e poderá ser conferido no site do Dragão do Mar www.dragaodomar.org.br . Simbora ?

Sinopse episódio "Da Prata ao Silício"
O avanço das tecnologias com o objetivo de se registrar as "impressões digitais" do Cosmos foi extraordinário. Com o advento da fotografia, o que eram desenhos dos astros feitos por Galileu e muitos outros astrônomos durante dois séculos, transformaram-se em impressionantes imagens do Universo.

O episódio "Da Prata ao Silício" traz, em linguagem simples, os detalhes desse avanço, mostrando a incrível evolução da astrofotografia, desde o uso das placas fotográficas com óxido de prata às atuais câmeras CCD, onde o silício substituiu a prata e os pixels substituíram os grãos. E, mais uma vez, o resultado foi de tirar o fôlego! Com 8 minutos de duração, o capítulo mostra esse avanço tecnológico da Astronomia, com belíssimas imagens do Cosmos em mais uma sessão virtual do Planetário Rubens de Azevedo.

A série "De Olho no céu" é composta por 7 episódios sobre história da utilização do telescópio desde sua invenção até os dias atuais, desenvolvidos pelas instituições ESA (Agência Espacial Europeia), IAU (União Astronômica Internacional) e ESO (Observatório Europeu do Sul), feitos especialmente para comemorar os 400 anos que Galileu apontou pela primeira vez o telescópio para o céu e o Ano Internacional da Astronomia, celebrado em 2009.

Serviço:
Disponibilização do episódio online "Da Prata ao Silício" pelo Planetário Rubens de Azevedo
Data: 20/06 (sábado)
Hora: 11 horas
Local: Site do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura ( www.dragaodomar.org.br )
Acesse: www.dragaodomar.org.br  ou www.youtube.com/dragaodomarcentro 
Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais:
@dragaodomar
FB/dragaodomar
TT: @dragaodomar_