Palestras, shows, exposições, filmes e peças de teatro discutem questões de gênero em Fortaleza

29/10/2019

Um evento plural e repleto de possibilidades. A partir desta quinta-feira (31) até 8 de novembro, Fortaleza sedia a oitava edição do Curta o Gênero. Neste período, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Porto Dragão e o Porto Iracema das Artes serão palco de seminário, mostra internacional audiovisual, exposições fotográfica e de ilustrações, espetáculos cênicos, feira de economia solidária, de livros e agroecológica, Flash Tattoo, atividades para crianças e lançamento de livros. O evento gratuito vai reunir, por exemplo, mais de 40 convidados para abordar temas como comunicação e cultura, marxismo, descolonialidade, violências e conservadorismos morais, dentre outros, sempre com as questões feministas, de gênero e sexualidades.

Além disso, a Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero vai trazer 76 curtas-metragens distribuídos em 14 sessões, sendo 4 dedicadas ao público infantil. A curadoria selecionou produções de 11 estados brasileiros e 14 países. 46 obras são dirigidas ou co-dirigidas por mulheres. Já a Exposição Fotográfica Contrastes apresenta 24 trabalhos de 8 profissionais, sendo 4 do Ceará, 2 de São Paulo, 1 do Rio de Janeiro e 1 do Piauí. O grupo faz uma imersão nos campos de gênero e sexualidades, numa perspectiva descolonial.

Espetáculos de teatro também serão encenados durante o Curta o Gênero. O evento busca ainda desenvolver a economia solidária por meio de uma feirinha de produtos variados. Não fica só nisso. Pelo terceiro ano consecutivo, quatro jovens artistas tatuadoras farão o Flash Tattoo. Haverá o lançamento de 10 livros com momentos de conversa e autógrafos. O Curta o Gênero será encerrado com um show da cantora Jord Guedes e banda no Porto Dragão, na sexta, 08 de novembro, às 19h. Simbora?

Serviço:
VIII Curta o Gênero
Data:
31 de outubro a 8 de novembro de 2019
Horário: Conforme programação
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Porto Dragão e Porto Iracema das Artes
Instagram: @curtaogenero