Obesidade vem aumentando entre mulheres e crianças

10/11/2019

Um problema que vai além da estética, a obesidade reduz a expectativa de vida, impacta nos gastos com problemas de saúde decorrentes do excesso de peso, atrapalha o rendimento no trabalho e na escola e pode ser a causa de bullying. Foi pensando neste tema atual e para ajudar na qualidade e longevidade de vida das pessoas, que os profissionais Juan León (dermatologista com especialização em Medicina Ortomolecular e Cosmiatria), Paula Soares (nutricionista) e Clarissa Cardoso (fisioterapeuta dermatofuncional) estarão juntos no I Ciclo de Palestras da Clínica Dr. Juan León, agendado para o próximo dia 25 de novembro, às 19:30, no auditório do edifício Scopa Platinum Corporate, na Aldeota. A palestra, que terá como tema "Estratégias para Controle do Peso e Redução da Adiposidade Corporal: Uma Abordagem Multidisciplinar", será aberta ao público mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível. As vagas são limitadas.

Estudo mais recente sobre o tema, divulgado no último dia 10 de outubro pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apontou que a obesidade vem aumentando entre as mulheres e crianças. Elas já representam 25,4% e as crianças 11% contra 18,5% dos homens nessa condição. No geral, a população adulta brasileira que está acima do peso passou de 12,7% em 1996 para 22,1% em 2016, enquanto a média da OCDE nesse mesmo período passou de 15,4% para 23,2%. Para chegar a esse cálculo é utilizado o Índice de Massa Corporal (IMC), quando se leva em conta o peso e a altura. É considerado sobrepeso um IMC entre 25 e 29,9. O índice maior que 30 já aponta obesidade e a partir de 35 é considerada obesidade mórbida. Na outra ponta, o melhor resultado foi verificado no Japão, onde apenas 4,3% da população é obesa.

Segundo o dermatologista Juan León, a visão da prática ortomolecular no campo da obesidade representa uma série de passos fundamentais, conjugado com medidas dietéticas, atividades físicas e modulação do sistema neuro-hormonal que incluem potencialmente os neurotransmissores e os neuropeptideos. "Estes, se relacionam com o centro da fome e da saciedade ou ao uso de medicamentos em baixas doses, associados a suplementos nutricionais e fitoterápicos, com a eliminação dos fatores de risco, principalmente os presentes no meio ambiente", explica. Ele lembra que que as pessoas no processo de envelhecimento precisam muito mais que reduzir o consumo de calorias e aumentar a atividade física para eliminarem o excesso de gordura do corpo. Quer saber mais? Faça já a sua inscrição. Simbora ?

Serviço:
I Ciclo de Palestras da Clínica Dr. Juan León
Tema: Estratégias para Controle do Peso e Redução da Adiposidade Corporal: Uma Abordagem Multidisciplinar
Local: Auditório do edifício Scopa Platinum Corporate
Endereço: Rua Monsenhor Bruno, 1153, Aldeota, Fortaleza/CE.
Data: 25/011 (segunda-feira)
Horário: 19:30
Inscrições: (85) 3067-1794 ou 98617-0148 / WhatsApp
*** No dia da palestra, cada participante deve doar um quilo de alimento não-perecível.