Navio Hidrográfico Sírius abre para visitação pública neste final de semana

06/09/2019

Em comemoração à Semana da Pátria, o navio hidrográfico Sírius, atracado no Terminal Marítimo de Passageiros, no Porto de Fortaleza (Mucuripe), estará aberto para visitação pública neste sábado e domingo, de 14 às 16h30min.. Construído nos estaleiros Ishikawajima Heavy Industries Co. Ltda, de Tóquio, Japão, o Navio Hidrográfico Sírius teve a quilha batida no dia 13 de dezembro de 1956; foi lançado ao mar no dia 30 de julho de 1957 e incorporado à Marinha do Brasil no dia 17 de janeiro de 1958. Para a visitação, serão distribuídas 700 senhas por dia no local.

O navio, subordinado ao Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHo) e sob a égide da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), recebe o nome da estrela "Sírius", a mais brilhante do firmamento e pertencente à constelação do "Cão maior", tem a finalidade de servir como plataforma flutuante capaz de efetuar a coleta de dados batimétricos, oceanográficos, geofísicos e manutenção de faróis, de forma a contribuir para o apoio a aplicação do Poder Naval, a segurança da Navegação e para execução dos Projetos Nacionais de Pesquisa.

O Sírius tem ainda como missão processar os dados por ele coletados, a fim de contribuir para a produção de informações para a construção e atualização das cartas náuticas e documentos de auxílio à navegação sob a responsabilidade da Diretoria de Hidrografia a Navegação e para o conhecimento do cenário de fatores físicos das áreas de operações de nosso Poder Naval. Em 2009, foi instalado no Navio um ecobatímetro multifeixe Kongsberg EM-302, possibilitando a realização de levantamentos batimétricos em águas profundas, com ensonificação total do fundo.

Com respeito à Oceanografia, o navio tem a capacidade de operar CTD, XBT e Digibar, utilizados para coletar informações de salinidade e temperatura da água do mar, permitindo o cálculo da velocidade de propagação do som na água. O navio possui dois guinchos que podem ser empregados para Oceanografia e para coleta de amostras de fundo por arrasto. Possui, também, a capacidade de operar com sonar de varredura lateral (sidescan sonar), que provê informações sobre a topografia do fundo e suas características geológicas superficiais.

Além das tarefas previstas em sua missão, o navio contribui para a formação de universitários das áreas de biologia marinha e oceanografia. Contribui, também, para os serviços meteorológicos marinho e de sinalização náutica a cargo da Diretoria de Hidrografia e Navegação.

No dia 1º de julho de 2019, o Navio Hidrográfico Sírius completou 4.500 dias de mar, sendo o Navio com maior quantidade de dias de mar da ativa e o segundo com mais dias de mar em toda a história da Marinha do Brasil, de acordo com a Diretoria de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM). Simbora ?

Serviço:
Visitação Pública ao Navio Hidrográfico Sírius
Local: Terminal Marítimo de Passageiros / Porto de Fortaleza (Mucuripe)
Data: 07 e 08/09 (sábado e dominho)
Horário: 14 às 16:30min
Acesso ao navio: serão distribuídas 700 senhas / dia por ordem de chegada

foto: https://www.naval.com.br