Museu da Cultura Cearense realiza revisitação virtual à recém-renovada exposição Vaqueiros, neste sábado (27)

27/03/2021
Educadores Ícaro Souza, Kauan Pirani, Renata Frota e João Paulo Lima, membros do Núcleo Educativo do Museu da Cultura Cearense, convidam para a revisitação virtual da exposição Vaqueiros neste sábado (27). A mostra de longa duração do MCC conduz os visitantes a uma imersão pelo universo sertanejo, recentemente restaurada, mas que ainda permanece fechada para visitações presenciais em virtude da pandemia. Ao vivo, o bate-papo será transmitido a partir das 15 horas, no canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro).

Ao longo da conversa, o quarteto traçará percursos didáticos sobre a exposição e dialogará com o público sobre as possibilidades de utilização do espaço expositivo como ambiente fértil para abordagens transversais e multidisciplinares. Materiais de apoio, como vídeo e arquivos digitais, serão disponibilizados aos participantes. Simbora ?
 
Serviço: 
LIVE [Projeto Conversas de Sala] Revisitando a exposição Vaqueiros
Data: 27/03 (sábado)
Horário: 15 horas
Transmissão aberta: YouTube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro)
Classificação etária: Livre
Acesso Gratuito

Sobre os participantes
Ícaro Souza é coordenador do Núcleo Educativo do Museu da Cultura Cearense. Tem longa experiência como mediador cultural, desenvolvimento de ações de educação patrimonial, projetos educativos e organização de programações para públicos diversos no museu. Produziu textos para os cadernos de mediação e acessibilidade da exposição Vaqueiros, além de orientar processos formativos e o desenvolvimento de mediações para a exposição.

Kauan Pirani é artista visual, arte-educadore e cartomante. Trabalha atualmente como educadore no Museu da Cultura Cearense e é Licenciande em Artes Visuais pelo IFCE. Trabalha a linguagem oracular e seus usos nos processos de arte-educação e de criação poética, analógicas e digitais. Vem investigando em seus trabalhos os campos da realidade virtual e da realidade aumentada como espaços de troca do que é invisível e de construção de corporalidades monstruosas.

Renata Frota é artista visual, estudante de Artes Visuais no Instituto Federal do Ceará - IFCE - e educadora do MCC.

João Paulo Lima é graduando em História pela Universidade Estadual do Ceará - UECE - e educador no Museu da Cultura Cearense.
Conversas de Canto de Sala
 
O projeto foi idealizado pelo Museu da Cultura Cearense a partir de quatro elementos de grande importância no cotidiano das práticas educativas realizadas pelo Museu, principalmente com grupos agendados para as exposições, e que diz respeito às relações tecidas mutuamente: Diálogo / Transversalidade / Multidisciplinaridade / Espontaneidade. Um programa de diálogos transversais, multidisciplinares e espontâneos, mediados pelo Núcleo Educativo do MCC, realizado através de lives nos canais de comunicação do Dragão do Mar, de forma a exercer, a partir do papel enquanto educadores do referido espaço, a reflexão sobre questões que se relacionam ao cotidiano, à história e à memória da cidade, da aldeia, do campo, do sertão, etc., e das diferentes formas de ser, estar e atuar em sociedade.