Museu da Cultura Cearense do Dragão do Mar realiza debate sobre ação educativa em museus

05/06/2020

Dando sequência a uma série de discussões para promover a reflexão e o pensamento crítico sobre temas diversos ligados à arte e à cultura, o Centro Dragão do Mar promove, por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC), nesta sexta-feira (5), mais um debate ao vivo no canal do centro de arte e cultura ( www.youtube.com/dragaodomarcentro ), que desta vez discutirá o tema "Pedagogia e os museus: reflexões e pesquisa". A partir das 14h30, o coordenador do Educativo do MCC Ícaro Souza conduzirá o papo-papo com as pesquisadoras Dayana Oliveira, Marina Vieira e Paulikelly Moura, que apresentam seus trabalhos realizados em museus de Fortaleza, bem como conversam sobre a prática educativa e as diversas possibilidades de investigação museológica. O debate contará com tradução em LIBRAS.

Sobre as convidadas
Dayana Silva de Oliveira é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Quixadá.

Pesquisa educação em espaços não formais, cultura e educação patrimonial. Dissertou sobre "O Museu da Cultura Cearense e sua contribuição para a educação patrimonial: apropriações e falas dos alunos sobre o patrimônio e a cultura cearense", disponível no sítio https://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11775 .

Marina Vieira é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestra em Educação e especialista em Arte-Educação pela mesma Universidade. É professora de educação infantil no município de Maracanaú (CE). Dissertou sobre "Formação de Educadores do Museu da Cultura Cearense: fundamentos, métodos, instrumentos e práticas", disponível no link https://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2019/07/Dissertação_MARINA-VIEIRA-DE-OLIVEIRA.pdf .

Paulikelly Moura é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professora da rede municipal de Fortaleza. Monografou sobre "Quando aprendo no museu: estudo sobre a ação educativa do Museu da Indústria e sua contribuição para o ensino formal", trabalho disponível no link https://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40548 .

Sobre o Museu da Cultura Cearense
O Museu da Cultura Cearense (MCC) é um museu etnográfico que tem como proposta promover a difusão, a fruição e a apropriação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará, mediante ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, que visando a inclusão e desenvolvimento sociocultural. O MCC busca tornar-se um espaço inclusivo, de produção de conhecimento por meio da relação entre educação formal, não-formal e informal; e expressar a cultura cearense de forma contextual e reflexiva: seus conflitos, contradições e temporalidades, valorizando a produção cultural dos cearenses, sua criatividade e diferentes formas de ser, estar no mundo, relacionar-se com o meio ambiente e com outros sujeitos sociais.

Serviço:
Live "Pedagogia e os museus: reflexões e pesquisa", com Dayana Oliveira, Marina Vieira e Paulikelly Moura
Data: 05/06 (sexta-feira)
Horário: 14h30
Acesso: YouTube ( www.youtube.com/dragaodomarcentro )
Classificação etária: livre
Site: www.dragaodomar.org.br 
@dragaodomar
FB/dragaodomar
TT: @dragaodomar_