Live reúne participantes e diretores de documentário sobre adoção para discutir o que mudou um ano depois

10/01/2021
Participantes do documentário “Se Você Vem Amanhã” estão participando de uma live com os diretores do filme na manhã deste domingo (10). No encontro virtual, que iniciou às 9 horas e está sendo transmitido pelo Canal do Youtube do documentário, os convidados discutirão sobre o que mudou um ano após a primeira exibição da película, em dezembro de 2019, além de debaterem sobre como a pandemia impactou no número de adoções realizadas na capital cearense. Participam da live: as pretendentes à adoção Michelle Páscoa e Daniele Tavares, o promotor de Justiça Dairton Costa e a psicóloga voluntária da ONG Acalanto Fortaleza, Vanessa Castro.

Conforme dados disponibilizados pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Fortaleza não registrou adoções em cinco meses no ano de 2020. Ao todo, foram 36 ações no ano passado, número bem diferente do que projetava o órgão, que esperava concretizar entre 100 e 120 adoções no ano passado. Em relação a 2019, que registrou 63 adoções, a queda foi de 42,8%. A redução no número de adoções também representa mais crianças e adolescentes nas unidades de acolhimento de Fortaleza, que contava, em dezembro de 2020, com 245 abrigados (57 deles aptos à adoção). Na outra ponta, segundo o MPCE, estão os 388 pretendentes habilitados, que esperam ansiosamente pela chegada de seus filhos (alguns já estão na fila desde 2015).

O filme
O documentário Se Você Vem Amanhã acompanha as histórias de pretendentes à adoção que, ao longo do ano de 2019, esperavam e lutavam pela chegada de seus filhos na cidade de Fortaleza. O filme também traz um olhar abrangente sobre o assunto na região, fomentando discussões sobre os acolhimentos institucionais e sobre os ganhos e as dificuldades do pós-adoção. O documentário, que é o Trabalho de Conclusão de Curso dos jornalistas Émerson Rodrigues e José Henrique Villela, formados pelo Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), encontra-se disponível no Youtube.

Serviço:
Live “Se Você Vem Amanhã - o que mudou um ano depois?”
Data: 10/01 (domingo)
Horário: 9 horas
Acompanhe a Live: https://bit.ly/svva-canal