História, cultura e lazer ao alcance de todos

05/05/2019

Ah se todos os espaços públicos de Fortaleza fossem cuidados pelas autoridades e ocupados pela população como a Praça Luíza Távora, no bairro Aldeota, em Fortaleza. Fixada no quadrante formado por vias de grande fluxo da capital cearense: a Avenida Santos Dumont e as Ruas Costa Barros, Carlos Vasconcelos e Monsenhor Bruno, ela é um ótimo lugar de convivência.

Apesar do trânsito conturbado ao redor, a também conhecida Praça da Ceart inspira tranquilidade. É bem arborizada, ampla, limpa e bonita. Beleza que se observa no uso. Muitas pessoas costumam frequentar a área de lazer. Algumas passeiam com os animais de estimação ou ficam sentadas nos bancos, outras fazem cooper, caminhada, pedalam, patinam, andam de patinete. Há ainda quem pratique esportes radicais na pista de skate existente no local.

Na Praça Luíza Távora há duas estações do Sistema de Bicicletas Compartilhadas, da Prefeitura de Fortaleza, sendo uma para crianças e outra destinada aos adultos, assim como uma de carros elétricos. As pessoas cadastradas nos respectivos programas podem ter acesso facilmente aos equipamentos.

Agora, o principal atrativo é, sem dúvida, a Central de Artesanato do Ceará (Ceart). Em um grande galpão construído na Praça Luíza Távora os visitantes podem adquirir peças diversas produzidas por artistas do estado com os mais variados materiais: renda, crochê, rechiliê, artigos decorativos feitos em madeira, barro, enfim, itens que revelam traços da cultura local.

O curioso é que toda a área da praça um dia já foi um imenso e imponente castelo erguido no início do século XX pelo empresário Plácido de Carvalho para a sua amada, Maria Pierina Tacconi Rossi. De lembrança dessa época sobraram apenas 6 edificações onde, atualmente, funcionam órgãos do Governo do Ceará. Ficou interessado em visitar? Então, Simbora ?

Serviço:
Funcionamento da Ceart:
Segunda a sábado - 9h às 21h
Domingo - 14h30 às 20h30