Galeria Virtual do Cineteatro São Luiz recebe, nesta sexta (11), exposição “Gigantes pela própria natureza” do artista Célio Celestino

11/09/2020

Uma série de colagens feitas a partir de imagens fotográficas retiradas de revistas datadas entre as décadas de 1960 a 1990, criando universos improváveis por meio da articulação entre escala, composição e signos culturais, integra a exposição "Gigantes pela própria natureza" do artista Célio Celestino. A estreia acontece nesta sexta-feira (11), na Galeria Virtual do Cineteatro São Luiz, a partir das 18 horas. O projeto foi aprovado na Convocatória Arte em Rede.

Artista de Fortaleza, morador do Carlito Pamplona, Célio Celestino participou do Laboratório de Artes Visuais da Escola Porto Iracema, no ano de 2017. Desenvolve ações artísticas e educativas desde 2010 e tem na colagem uma das bases para seu modo de pensar a vida. Quanto à nova exposição, ele conta que o público poderá aguardar um recorte de sua produção de colagens em um estilo "fotomontagens" e que trazem aspectos relacionados à identidade e território. "É uma série de colagens manuais sutis, mas repletas de possibilidades poéticas, discursivas e afetivas", explica o artista.

Sobre inspirações, Célio afirma que para esse recorte específico pôde criar um choque delicado no encontro de fragmentos de contextos aparentemente distintos. Neste processo, ele explica: "É estar disposto a discutir aspectos que vão para além do gesto de recortar e colar, mas que se configura a partir de outras ações anteriores, tais como a aquisição de material, que eu chamo de garimpo, o deslocamento, a maturação afetiva para com as imagens selecionadas e, sobretudo, esse olhar pra variedade humana em seus aspectos peculiares, que são postos à margem, como nossos povos originários".

Arte em Rede
Este projeto foi selecionado no Arte em Rede - Convocatória para seleção de projetos artísticos digitais. A iniciativa se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado e sua Rede de Equipamentos, geridos pelo Instituto Dragão do Mar, vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado.

Serviço:
Exposição "Gigantes pela própria natureza" do artista Célio Celestino
Data: 11/09 (sexta-feira)
Horário: 18 horas
Acesso: Galeria Virtual do Cineteatro São Luiz https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/exposicoes