Exposições ressaltam cultura popular

05/08/2019

A cultura popular e as mais variadas narrativas em versos estarão em evidência, ao longo do mês de agosto, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC). O espaço inaugura, nesta segunda-feira (05), a exposição Célebres Cordéis: Oralidade e Poesia. Trata-se de uma celebração ao folclore brasileiro. A mostra, em cartaz até 6 de setembro, reúne cordéis, matrizes e xilogravuras que fazem parte do acervo do MAUC e datam do fim dos anos 1950 e início dos anos 1960.

No mesmo período, quem visitar o espaço vai poder conferir ainda a exposição Panorâmica Gráfica: 25 Anos de Atividade, de Gerson Ipirajá e Silvano Tomaz. A mostra traz produções dos dois artistas feitas no ateliê de gravura da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), onde realizam estudos e cursos voltados às diferentes linguagens de gravura: xilogravura, linóleo, em metal, litografia, entre outras experimentações.

Silvano Tomaz é um artista que passeia por diversas técnicas, como pintura, escultura, aquarela, gravura e fotografia. Em seus trabalhos, utiliza materiais como palha, cinza, argila, papelão, zinco, madeira, chumbo e pigmentos.

Gerson Ipirajá é um artista cearense com forte inspiração em elementos ancestrais como a pintura corporal indígena e os símbolos africanos, mesclada ainda com seu interesse pelos desenhos duros dos ferros de marcar boi a fogo e os ícones celtas.

As gravuras que estão na Panorâmica gráfica: 25 anos de atividade já figuraram em exposições bienais e trienais, em que o artista representou o Brasil na Espanha, Portugal, Japão, Polônia, Argentina, México, Uruguai, Romênia e Macedônia. Que tal conhecer? Simbora ?

Serviço:
Exposições - Célebres Cordéis: Oralidade e Poesia / Panorâmica Gráfica: 25 Anos de Atividade
Quando: até 6 de setembro
Onde: Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) - Avenida da Universidade, 2854, Benfica
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Entrada: gratuita
Informações: (85) 3366-7481 e 3366-7480