Exposições de arte para visitar

28/09/2019

As artes plásticas estão em evidência no Ceará e o Simbora lá ajuda você a montar o roteiro de visitação. No Museu da Indústria, em Fortaleza, está em cartaz a exposição "Novos Olhares para Monalisa". A mostra é composta por 276 releituras da famosa obra de Leonardo Da Vinci feitas em diferentes materiais, técnicas e estilos de pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, bordados, fotografia e assemblage (colagem com objetos e materiais tridimensionais). A partir do dia 5 de outubro, também na capital, as criações de Nil Roque ocupam o andar térreo do Sobrado Dr. José Lourenço. "Relevo Tonal" traz 18 esculturas que datam de 2006 até 2019. Já quem passa ou mora no município de Fortim pode apreciar os quadros da artista paranaense, Alessandra Milfont, que estreou ontem (27). Em "Lendas de Pontal", ela conta, por meio de imagens, antigas histórias das cidades de Fortim/Pontal de Maceió e Aracati.

As obras expostas em "Novos Olhares para Monalisa" são da coleção pessoal de Veridiana Brasileiro. A curadoria é de Andréa Dall'Olio. Na exposição do Museu da Indústria, 100 obras são inéditas. A ideia é mostrar essa multiplicidade de possibilidades de reler uma única obra. São 12 anos montando o acervo, que tem 420 obras de 10 países.

A exposição "Nil Roque - Relevo Tonal" pode ser classificada em duas vertentes: os retratos, onde Nil se apropria de portraits de artistas que lhe são importantes, ícones pop, estatuário clássico e rostos da história da arte; e uma outra, além das abstrações geométricas em forma de círculos e cabaças, nas quais ele expande o domínio sobre a pintura e a gradação de tons de cinza sobre as esculturas.

"Lendas de Pontal", por sua vez, surge com propósito da artista, quando produziu o material, de conseguir narrar histórias, por meio da pintura, que mostrassem e resgatassem as tradições das localidades tentando conservar histórias de gerações antigas que com o tempo são esquecidas. Ficou curioso em conhecer esses trabalhos? Então, Simbora ?

Serviço:
Exposição Novos Olhares para Monalisa
Onde:
Museu da Indústria - Rua Dr. João Moreira, 143, Centro, Fortaleza/CE
Quando: terça a sábado - 9h às 16h30 / domingo - 9h às 13h
Mais informações: (85) 3201-3901
Acesso gratuito

Nil Roque - Relevo Tonal
Onde:
Sobrado Dr. José Lourenço - Rua Major Facundo, 154, Centro, Fortaleza/CE
Quando: 5 de outubro a 20 de novembro de 2019
Visitação: segunda a sexta - 9h às 17h / sábados - 9h às 14h
Acesso gratuito

Exposição de arte Lendas de Pontal
Onde:
Associação dos Moradores de Pontal de Maceió - Pontal de Maceió, Fortim/CE
Quando: até 05/2020