Exposições de agosto no site do Cineteatro São Luiz celebram o mês da Cultura Popular

14/08/2020

Agosto é o mês em que se comemora o "Dia da Cultura Popular". Para celebrar a data o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), pensou em uma programação especial na faixa "exposições", que tem início nesta sexta-feira (14), às 18 horas, com "Mestres & Contos - Cultura Popular como Linguagem Transversal entre os povos", do fotógrafo paraibano Thiago Nozi. Outra exposição que entra em cartaz no dia 21 de agosto é "Perto da Terra" de Iago Barreto.

Ao longo dos últimos anos, Nozi vem desenvolvendo parte de sua produção fotográfica junto aos Mestres da Cultura, tendo feito registros de diversas manifestações artísticas e culturais tradicionais entre o Ceará e a Paraíba. Em "Mestres & Contos", Nozi retratar as emoções e expressões, a força da ancestralidade e o poder da sabedoria. A exposição, pra ele, carrega o sentido de existir, para além do registro, mas tendo em vista o resgate da vivência. "Acredito que os Mestres da Cultura sejam a ponte, entre o novo e o velho, entre o saber e o ser, entre o passado e o futuro. Acredito que sem eles a história não seria história, não seria algo imortal.", afirma o fotógrafo.

Thiago Nozi descobriu-se fotógrafo em 2011 quando decidiu fazer da fotografia uma forma de expressão própria e sensível de ver o mundo, tem profunda realização em trabalhos artísticos e com um vasto portfólio em coberturas de festivais culturais em diversas regiões do país, incluindo o "Encontro de Mestres do Mundo", evento promovido pela Secult Ceará, nos anos de 2017, 2018 e 2019.

No dia 21 de agosto, também às 18 horas, o São Luiz recebe a estreia da exposição "Perto da Terra" de Iago Barreto. As fotografias fazem parte de um acervo documental produzido durante assembleias, marchas e ocupações indígenas. Apesar de as fotos retratarem momentos de força e de luta, são também como momentos de paz e de encontros.

Serviço:
- Exposição "Mestres & Contos - Cultura Popular como Linguagem Transversal entre os povos" de Thiago Nozi
Data: 14/08 (sexta-feira)
Horário: 18 horas
Acesso: site do Cineteatro São Luiz - https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/exposicoes 

- Exposição "Perto da Terra" de Iago Barreto
Data: 21/08 (sexta-feira)
Horário: 18 horas
Acesso: site do Cineteatro São Luiz - https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/exposicoes