Exposição em homenagem a Candido Portinari é aberta em Fortaleza

18/12/2019

Gosta de artes plásticas? Está em cartaz, na Caixa Cultural Fortaleza, de terça a domingo, a exposição "Portinari - A Construção de Uma Obra", com cerca de 65 estudos e maquetes das criações do pintor, muralista e desenhista Candido Portinari, que conquistou reconhecimento internacional retratando o cotidiano do país e a desigualdade social, com atualidade surpreendente. Também fazem parte da montagem 12 esculturas criadas por Sérgio Campos. As peças reproduzem personagens de importantes obras de Portinari.

O artista nasceu em 30 de dezembro de 1903, em Brodowski, interior de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, teve uma infância humilde e recebeu apenas a instrução primária. Desde criança manifestou vocação artística, começando a pintar aos nove anos. Estudou na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro e visitou países como França e Itália, onde concluiu os estudos. Em 1935 recebeu em Nova York um prêmio por sua obra "Café", que o projetou para o mundo. Faleceu em 1962, tendo como causa aparente uma intoxicação causada por química presente nas tintas.

A mostra já passou por Recife, Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro e já foi vista por um público de mais de 50 mil pessoas. Simbora ?

Serviço:
Portinari - A Construção de Uma Obra
Visitação:
até 2 de fevereiro de 2020 (terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 12h às 19h)
Onde: CAIXA Cultural Fortaleza - Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Acesso gratuito